Lula: Vou encontrar Maduro na Celac, mas não pretendo discutir Essequibo

A Venezuela reivindica o território guianense de Essequibo. Nos últimos meses, o regime venezuelano subiu o tom sobre a disputa. Lula disse que o Brasil está à disposição para facilitar as conversas entre os dois países

Lula: Vou encontrar Maduro na Celac, mas não pretendo discutir Essequibo - José Cruz/ Agência Brasil


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, 29, que encontrará o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, mas que não pretende conversar sobre a disputa pelo território de Essequibo com ele. Lula terá reunião com Maduro em São Vicente e Granadinas, onde participará de atividades da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, a Celac.


A Venezuela reivindica o território guianense de Essequibo. Nos últimos meses, o regime venezuelano subiu o tom sobre a disputa. Lula disse que o Brasil está à disposição para facilitar as conversas entre os dois países, mas que não acha provável que o assunto seja resolvido rapidamente.

"Se em 100 anos não foi possível resolver esse problema, é possível que a gente leve mais algumas décadas. A única coisa que eu tenho certeza é que a violência não resolverá esse problema. Criará outros problemas", declarou o presidente da República.

Lula deu a declaração a jornalistas na Guiana, depois de reunião bilateral com o presidente do país, Irfaan Ali. O brasileiro disse que não discutiu Essequibo na conversa.

"Não discutimos a questão de Essequibo, porque não era o momento de discutir. Era uma reunião bilateral para discutir desenvolvimento, investimento", disse o brasileiro. "Da mesma forma, eu não vou conversar com o presidente Maduro essa questão, porque a reunião não é para isso", declarou Lula.

O petista deixou Brasília na quarta-feira, 28. Seu retorno à capital brasileira está previsto para sexta, 1º.