Mais de 600 médicos de vários países participam de simpósio sobre cardiopatia congênita no HCM

HCM é o primeiro hospital da América Latina e o sexto do mundo a ter a certificação Children's HeartLink Center of Excellence

Mais de 600 médicos de vários países participam de simpósio sobre cardiopatia congênita no HCM - Divulgação/ Funfarme


Mais de 600 profissionais da área de cardiologia e cirurgia cardiovascular pediátrica de diversos países participaram, de forma presencial ou virtual, do 6º Simpósio Internacional da Children’s HeartLink, realizado no sábado (23), no Hospital da Criança e Maternidade (HCM), em São José do Rio Preto.


O encontro internacional é consequência da parceria que o CardioPedBrasil® – Centro do Coração da Criança do HCM possui com a ONG Children’s HeartLink, há 15 anos, e tem o objetivo de aprimorar ainda mais o tratamento de recém-nascidos, bebês e crianças com problemas cardiovasculares, em todo o mundo. 

“Rio Preto está se tornando, cada vez mais, um importante centro médico do país. O HCM é o segundo hospital em números de cirurgias cardíacas pediátricas, o que é motivo de muito orgulho não só para a instituição, mas para a cidade”, afirma o Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme, fundação mantenedora do HCM.

Em 22 anos de atividade, o serviço realizou mais 7 mil cirurgias cardíacas pediátricas, das quais, 453 somente no ano passado.

O simpósio também contou com a presença do secretário de Saúde do Estado, Dr. Eleuses Paiva, da presidente da Children’s HeartLink, Dra. Jackie Boucher, do vice-diretor da Famerp, Dr. Helencar Ignácio, do diretor do HCM, Dr. Antonio Soares Souza, e do médico coordenador da CardioPedBrasil®, Dr. Ulisses Alexandre Croti.

“Hoje o HCM tem o segundo maior número de cirurgias cardíacas pediátricas do Brasil. Mas, o mais importante, é a resposta terapêutica destes pacientes”, destaca Dr. Eleuses Paiva. 

“O HCM é um grande parceiro e que nos deixa com muito orgulho, especialmente porque a cada ano cerca de 28 mil crianças brasileiras nascem com cardiopatia congênita”, afirma a presidente da Children’s HeartLink, Dra. Jackie Boucher.

“As cardiopatias congênitas são um conjunto de malformações na estrutura ou na função do coração, que surgem durante o desenvolvimento fetal, e a nossa missão é fazer com que todas as crianças do mundo tenham acesso a um serviço de cardiologia de qualidade”, explica a Dra. Jackie Boucher, ao destacar que a ONG norte-americana atua no desenvolvimento e intercâmbio de instituições médicas especializadas no tratamento de cardiopatias congênitas em várias partes do mundo. 

Durante o evento, o serviço comandado pelo Dr. Ulisses Alexandre Croti recebeu o certificado de Centro de Excelência da Children’s HeartLink. A certificação foi conferida em 05 de novembro de 2021, porém, devido à pandemia da COVID-19 não houve oportunidade à época dos diretores do programa norte-americano estarem no HCM para entregá-la.

“Este é um selo internacional de qualidade, que destaca o HCM em relação à qualidade do atendimento prestado e o reconhece internacionalmente pela atuação na cardiologia pediátrica”, explica o Dr. Antônio Soares.   

Segundo o Dr. Ulisses Croti, o HCM é o primeiro hospital da América Latina e o sexto do mundo a ter a certificação Children's HeartLink Center of Excellence, sinalizando para a sociedade que a instituição rio-pretense atende aos critérios de serviços cardíacos pediátricos de alta qualidade e a torna instrutor nacional em cuidados cardíacos. 

“O fato de o HCM ser reconhecido como um Centro de Excelência da Children’s HeartLink é um orgulho muito grande, não só para Rio Preto e o para o estado de São Paulo, mas para todo o Brasil”, afirma o secretário de Saúde do Estado.