Mesmo com Hospital de Campanha, Votuporanga tem 100% dos leitos ocupados

Segundo o boletim epidemiológico, 23 pacientes estão internados no Hospital e 15 na UPA aguardando vaga em UTI

Mesmo com Hospital de Campanha, Votuporanga tem 100% dos leitos ocupados - Reprodução


O Hospital de Campanha de Votuporanga e a UPA estão com os leitos 100% ocupados desde o início desta semana. Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (22), o hospital está com 23 pacientes internados e a UPA possui 15 pessoas em tratamento.


A secretária de saúde, Ivonete Félix do Nascimento, anunciou nesta semana que esses pacientes aguardam leitos em hospitais da grande São Paulo por conta da falta de vagas na região. “Esses leitos são de extrema importância, porque as pessoas internadas estão sendo atendidas enquanto aguardam leitos em hospitais de São Paulo, já que não há leitos no interior do estado. Caso alguém precisar, não teremos como acolher, já que não há equipe de profissionais e também estrutura”, explicou a secretária.

Votuporanga é uma das únicas cidades do estado que possui um Hospital de Campanha. O local conta com 23 leitos de suporte respiratório, além de hemodiálise. Recentemente, o prefeito Jorge Seba determinou a prorrogação do atendimento. O investimento mensal será em torno de R$ 3 milhões e vai ser custeado 100% pela prefeitura.

Além da lotação nas duas unidades destinadas a pacientes com covid-19, a Santa Casa de Votuporanga também enfrenta dificuldades com o aumento das internações. Atualmente, os leitos de UTI estão 100% ocupados, com 28 pacientes. Já os leitos de enfermaria estão acima da ocupação, com também 28 pessoas internadas.

Para conter a aceleração da pandemia na cidade, a fiscalização foi intensificada com o apoio de policiais militares e agentes das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, além do setor de Fiscalização da Prefeitura.

Na segunda-feira (21), entrou em vigor o decreto que determina regras mais restritivas do que as previstas no Plano São Paulo de Flexibilização, como o toque de recolher a partir das 19h. De acordo com o decreto, estão proibidas festas, eventos, incluindo reuniões particulares em salões ou áreas de lazer. É proibido também consumir alimentos e bebidas nas feiras livres, que devem funcionar das 12h às 18h, e das 6h às 13h, aos sábados e domingos.

As regras proíbem ainda a entrada de crianças menores de 12 anos em estabelecimentos comerciais, bancos, casas lotéricas, bares, restaurantes e lanchonetes, entre outras restrições.