Metrô de SP inicia campanha de combate ao preconceito contra a pessoa idosa

Metrô de SP inicia campanha de combate ao preconceito contra a pessoa idosa - Divulgação/Governo de São Paulo


O Metrô, em conjunto com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, USP60+ e outros importantes parceiros da Sociedade Civil Organizada promove, a partir do dia 01 de dezembro, múltiplas ações de combate ao idadismo – o preconceito contra pessoas idosas.


Serão usados avisos sonoros de estações e trens, televisores nas plataformas e dentro das composições, além de redes sociais. O objetivo é mostrar que o metrô, que possibilita o encontro diário de diversas gerações, é contra esse e todos os demais preconceitos.

A emissão de mensagens sonoras ocorre nos trens e estações. As falas têm como objetivo conscientizar o usuário acerca da importância do respeito aos idosos. Já nas redes sociais, os perfis oficiais do Metrô aderem a #OrgulhoSessentaMais, que deve atingir um público para além do passageiro habitual.

Ainda no meio eletrônico, as TVs instaladas dentro dos trens reproduzirão quatro esquetes com dramatizações inspiradas no cinema mudo. A performance de atores voluntários da Cia. T3rceiro Ato visa evidenciar e fazer refletir, por meio da comédia, situações diversas e cotidianas de discriminação com base na idade.

A campanha não se limita somente aos passageiros. Internamente, funcionários do Metrô foram apresentados a campanha antes mesmo dela ir ao ar e puderam participar de um evento virtual com autoridades no assunto. A intenção é que metroviários sirvam de referência e que possam conferir reconhecimento e valorização aos mais velhos, buscando distanciar a discriminação, a marginalização e a exclusão social dessas pessoas.

É preciso reforçar que, no Metrô, quem tem idade igual ou superior a 60 anos goza de direitos e conquistas. A acessibilidade, o atendimento preferencial com auxílio de funcionários capacitados para tal, o número de assentos preferenciais acima da quantidade determinada e o bilhete do idoso são exemplos de destaque.

Outro ponto importante é um programa de relacionamento específico, chamado “Experiente Cidadão”. Nas visitas às dependências da Companhia, empregados do Centro de Controle Operacional formam grupos especiais com idosos. Além de ficar por dentro do funcionamento do sistema, tirar dúvidas e dividir experiências, o idoso recebe diversas orientações de prevenção à queda e de bom uso do metrô.