Ministério da Saúde divulga orientações para volta das aulas presenciais

Mais de R$ 450 milhões já foram repassados aos estados e ao Distrito Federal para ajudar nas medidas

Ministério da Saúde divulga orientações para volta das aulas presenciais - Agência Brasil


O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (18 set) um guia para a retomada segura das aulas presenciais do país. O documento orienta as escolas a adotarem medidas como escalonamento de horário de chegada e saída dos estudantes; evitar o uso de áreas comuns como bibliotecas, pátios e quadras; distanciamento dentro das salas de aula de pelo menos um metro e medição de temperatura de todos os alunos e professores.


A pasta também confirmou que R$ 454 milhões foram repassados aos Estados e ao Distrito Federal. As unidades federativas que mais receberam recursos foram São Paulo, Bahia e Minas Gerais. Segundo o ministério, o dinheiro pode ser usado na aquisição de máscaras, produtos de higienização como o álcool em gel e na compra de termometros infravermelhos.

O documento ainda orienta escolas a, no caso de algum estudante apresentar sintomas, acionarem imediatamente os pais para que ele seja levado a uma unidade de saúde. Em caso de confirmação do diagnóstico positivo para a covid 19, as atividades escolares devem ser reavaliadas.

Durante a coletiva de imprensa, Raphael Câmara, secretário de Atenção Primária do ministério, ressaltou que as medidas indicadas pelo guia são orientações para os gestores locais e que a retomada das aulas presenciais é uma decisão que cabe aos estados e aos municípios. Veja as regras