Morre aos 66 anos o ex-pugilista Maguila, ícone do boxe brasileiro

Maguila estava internado em uma clínica de repouso em Itu e lutava contra encefalopatia traumática crônica há 18 anos

O esporte brasileiro está de luto. José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nessa quinta-feira (24), aos 66 anos. A morte do ex-pugilista, que estava internado em uma clínica de repouso em Itu, no interior de São Paulo, foi confirmado pela esposa, Irani Pinheiro.

“Ele estava há 28 dias internado. Procuramos não falar com a imprensa, pois preferi cuidar da minha família. Cada um tem seu momento", disse. Maguila estava há 18 anos com encefalopatia traumática crônica. "Há 30 dias, descobriram um nódulo no pulmão. Ele sentiu muitas dores no abdômen e tiraram dois litros de água do pulmão. Não conseguimos fazer a biópsia”, afirmou Irani.


O ex-pugilista foi diagnosticado com encefalopatia traumática crônica (ETC), também conhecida como “demência do pugilista”, doença causada pela repetição de lesões na cabeça.

No perfil oficial de Maguila em uma rede social, foi publicada a seguinte mensagem: “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Adilson Maguila, uma figura emblemática e muito querida dentro e fora do ringue. Ele deixa um legado inestimável no esporte e na vida de muitos brasileiros. Maguila permanecerá vivo em nossas memórias e corações.”