Morre Tina Turner, lenda do rock e do soul, aos 83 anos

Cantora americana ganhou oito prêmios no Grammy e vendeu mais de 100 milhões de discos

Morre Tina Turner, lenda do rock e do soul, aos 83 anos  - HBO Documentary Films / Divulgação


Morreu nesta quarta-feira (24), aos 83 anos, a cantora americana Tina Turner, em sua casa na Suíça. A morte foi confirmada pelo seu assessor, que explicou que a estrela do rock sofreu uma longa doença.


Tina iniciou sua carreira solo nos anos 1980 e lançou hits que marcaram a época e ultrapassaram gerações como: Whe Don´t Need Another Hero, The Best, Whats´s Love Got to Do whit It.

Antes disso, ela e o ex-marido Ike Turner, que morreu vítima de overdose de cocaína em 2007, fizeram sucesso no início dos anos 1970.

A cantora ganhou oito prêmios no Grammy e vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo. Aos 73 anos, ela foi a mulher mais velha a estampar a capa da revista Vogue.

VIDA

Nascida em uma família pobre nos Estados Unidos, Anna Mae Bullock foi abandonada pelos pais aos 15 anos e passou a cantar em boates para se sustentar. Em uma das apresentações conheceu Ike Turner, com quem se casou e adotou seu nome artístico. Ao lado do marido, ela dominou o cenário da música soul nos anos 60 e 70.

No entanto, o casamento foi infeliz. Tina passou a ser agredida por Ike (alcoólatra e dependente químico) em diversas brigas e escândalos.

Após os 18 anos, ela pediu o divórcio e abriu mão de todo patrimônio para continuar usando o sobrenome Turner.

Com dificuldades e ajuda de amigos, a cantora se reergueu e continuou lançando muitos sucessos. Ela gravou trilhas sonoras de muitas produções, como a do longa ‘007 contra Golden Eye’.

No início dos anos 90, Tina lançou ‘The Best’, a música que se tornou tema de muitos atletas, incluindo o brasileiro Ayrton Senna, que subiu no palco ao lado da estrela em uma de suas apresentações.

Ainda não há informações sobre o enterro do corpo da cantora.