Mundial de Clubes: veja os times classificados e informações sobre o torneio

Campeão da Libertadores, Flamengo é o representante da América do Sul na edição de 2022

Mundial de Clubes: veja os times classificados e informações sobre o torneio - Divulgação


O Mundial de Clubes tem cinco times classificados para a edição de 2022. Nesse último sábado (29), o Flamengo venceu o Athletico-PR por 1 a 0 na final da Libertadores e se garantiu na competição gerida pela Fifa. O futebol brasileiro representará a América do Sul no torneio pela quarta vez seguida.


O próprio Flamengo (2019) e o Palmeiras (2020 e 2021) foram os representantes sul-americanos nas últimas edições do Mundial. No período, o Rubro-Negro e o Alviverde chegaram a ser finalistas, mas foram derrotados por Liverpool e Chelsea em 2019 e 2021, respectivamente.

Desta vez, o representante da Europa é o Real Madrid, atual campeão da Champions League. Pentacampeão do Velho Continente nos últimos anos, o clube merengue venceu todos os Mundiais que disputou recentemente (2014, 2016, 2017 e 2018).

Wydad Casablanca (África), Seattle Sounders (América do Norte e Central) e Auckland City (Oceania) são os outros três clubes confirmados nesta próxima edição do torneio da Fifa. O único continente que ainda não definiu o representante no Mundial de 2022 é a Ásia. A Champions League da Ásia será definida apenas em 26 de fevereiro de 2023 - o Urawa Reds, do Japão, aguarda a definição do adversário na final do torneio continental.

A Fifa ainda não definiu local e data do Mundial de 2022. Nas últimas duas edições, a competição foi disputada no início dos respectivos anos subsequentes em virtude da pandemia da Covid-19, que atrapalhou o calendário do futebol. Desta vez, a Copa do Mundo do Catar, marcada para novembro e dezembro deste ano, fez com que o torneio fosse postergado no calendário.

Agora tricampeão da Libertadores, o Flamengo buscará o bi do Mundial de Clubes. Em 1981, o Rubro-Negro conquistou o torneio ao bater o Liverpool por 3 a 0, no Japão. À época, a competição era chamada de "Intercontinental". A Fifa reconhece o antigo formato como Mundial de Clubes.