Mutirão de Cirurgias bate recorde com 9 mil procedimentos em apenas um dia

A iniciativa em todo o estado realiza procedimentos eletivos represados durante a pandemia

Mutirão de Cirurgias bate recorde com 9 mil procedimentos em apenas um dia - imagem ilustrativa


O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, promoveu, neste último sábado (27), 9 mil procedimentos do Mutirão de Cirurgias. Os atendimentos foram voltados para oftalmologia, urologia e cirurgia geral, com mais de 2 mil profissionais de saúde envolvidos. No total cerca de 25 mil procedimentos já foram realizados nos últimos finais de semana.


A ação ocorre todos os sábados em 30 hospitais e 46 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) para a realização dos procedimentos eletivos represados durante a pandemia. O objetivo é acelerar as cirurgias acumuladas quando os leitos foram priorizados para o atendimento da COVID-19.

A mobilização de toda a rede estadual de saúde, por meio do Mutirão de Cirurgias, é uma das estratégias do Governo de SP para zerar as filas dos hospitais no estado.

Somente por meio de uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Instituto da Visão (Ipepo) permitiu a realização de 1,8 mil avaliações e cirurgias de retina e catarata. No total foram 4,3 mil em todo Estado para correção de problemas da visão. 

Na região de Campinas ocorreu uma ação itinerante com a parceria da Unicamp, em Pedreira. Os profissionais de saúde do Hospital das Clínicas foram até o município e realizaram cerca de 150 cirurgias de hérnia e vesícula. 

Sábados de Mutirão

As ações especiais aos sábados vem ocorrendo desde o último dia 7 de agosto e já foram realizados 25 mil procedimentos. São consultas pré-operatórias, exames e cirurgias para agilizar a demanda reprimida da pandemia. Todos os 46 AMEs que realizam cirurgias passaram a abrir aos sábados para os atendimentos do Mutirão das Cirurgias.