No primeiro mês de funcionamento, Espaço Prevenir atendeu 130 pessoas em Rio Preto

Em pouco mais de 30 dias, serviços em São José dos Campos e São José do Rio Preto já ofereceu 430 atendimentos em iniciativa inédita do Governo do Estado

No primeiro mês de funcionamento, Espaço Prevenir atendeu 130 pessoas em Rio Preto - GovSP


O Governo de São Paulo está diversificando as ações de acolhimento, orientação e prevenção contra uso de drogas em uma rede de serviços que passou a contar com o Espaço Prevenir. Recém-chegada à capital, a iniciativa inédita já funciona em duas cidades do interior e soma 430 atendimentos a famílias que convivem com dependentes químicos ou pessoas em fase final de tratamento oferecido em comunidades terapêuticas.


A primeira unidade foi inaugurada pelo Governo do Estado no final de julho, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, e contabiliza 300 atendimentos e 50 famílias beneficiadas. Já o serviço de São José do Rio Preto, entregue em agosto, soma 130 atendimentos que também abrangem 14 famílias.

“Sabíamos que havia uma demanda reprimida, uma lacuna enquanto política pública, tanto no olhar para a família como para quem já terminou o tratamento e está na fase de prevenção a recaídas. Mesmo assim, a alta procura pelo serviço nos surpreendeu”, disse Eliana Borges, coordenadora de Políticas sobre Drogas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

“Vale lembrar que são famílias atendidas e referenciadas, o que mostra que estamos no caminho certo ao implantar esse tipo de serviço”, acrescentou.

O Espaço Prevenir oferece auxílio psicoemocional com foco no fortalecimento de vínculos familiares e prevenção ao retorno à drogadição. O equipamento conta com equipes multidisciplinares que reúnem assistentes sociais, educadores, psicólogos e pedagogos.

Com dinâmicas psicossociais, terapias em grupos, consultas e atividades de cultura e lazer, familiares que convivem com a dependência química são orientados sobre como agir, evitando que vínculos se rompam e o dependente acabe na rua.

O suporte atende também famílias que descobriram que algum familiar está usando drogas, mas não sabem o que fazer e nem como reagir. Neste caso, as equipes oferecem apoio, inclusive, com sugestão de medidas como a internação. O espaço atende também os filhos dos dependentes químicos, atuando na prevenção ao uso de drogas.

O Espaço Prevenir também oferece orientação para organização de currículo e busca por emprego a pessoas que estão em fase final ou já completaram tratamento em comunidades terapêuticas, estimulando a reinserção social e a autonomia de renda. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social