Nova York detecta vírus da poliomielite em esgoto

Governo de estado americano decreta estado de emergência após agente infeccioso que causa paralisia infantil ser descoberto em quatro municípios. Primeiro caso da doença em uma década foi confirmado nos EUA em julho.

Nova York detecta vírus da poliomielite em esgoto - Meredith Boyter Newlove/CDC/AP/Picture Alliance


A governadora de Nova York, Kathy Hochul, decretou nesta sexta-feira (09/09) estado de emergência após amostras do vírus da poliomielite terem sido detectadas no esgoto de quatro municípios, incluindo a cidade de Nova York.


As autoridades de saúde começaram a rastrear a presença do vírus que causa a paralisia infantil em águas residuais no estado depois de um adulto, que não tinha sido vacinado, no condado de Rockland ter sido diagnosticado com a doença em julho. Esse foi primeiro caso de poliomielite confirmado nos Estados Unidos em quase uma década.

A declaração de emergência permite a funcionários dos serviços de emergência médica, parteiras e farmacêuticos administrarem vacinas contra a poliomielite, além de possibilitar outras medidas para combater a propagação da doença. O estado de emergência fica em vigor até 9 de outubro.

O vírus foi detectado no esgoto do estado em amostras a partir do mês de abril. Ele foi encontrado em águas residuais da cidade de Nova Iorque e dos condados de Rockland, Orange e Sullivan.

Campanha de vacinação

Depois da confirmação da doença, autoridades pediram que moradores se vacinem contra a poliomielite. "Com a pólio não podemos arriscar a sorte. Se você ou o seu filho não estão vacinados, o risco de paralisia é real. Peço aos nova-iorquinos que não corram nenhum risco", apelou a comissária estadual de saúde, Mary T. Basset.

A taxa de vacinação contra a poliomielite no estado de Nova Iorque é de 79%, mas nos condados de Rockland, Orange e Sullivan ela está abaixo desta média.

Autoridades locais afirmam que é possível que centenas de pessoas tenham contraído poliomielite e não saibam, uma vez que a maioria dos infectados não apresenta sintomas, mas pode transmitir o vírus durante vários dias ou semanas. A doença ameaça principalmente crianças menores de três anos.

A poliomielite pode causar paralisia irreversível em alguns casos. Não há cura para a doença, mas, desde 1955, ela pode ser prevenida com uma vacina. As três doses do imunizante garantem quase 100% de imunidade.