Olímpia: presença de turistas 'explode' e cresce quase 40% em 2023

Números foram divulgados pelo Observatório Regional de Eventos e obtidos pelo sbtinterior.com

Olímpia: presença de turistas 'explode' e cresce quase 40% em 2023 - Divulgação


O movimento turístico de Olímpia, a estância turística apelidada de 'Orlando brasileira', vem crescendo a cada ano, mas o salto registrado na comparação entre 2022 e 2023 ​impressiona. De acordo com dados divulgados pelo Observatório Regional de Eventos, obtidos pelo sbtinterior.com, o crescimento foi de 39% em 2023.


O aumento considerável se justifica pela quantidade de investimentos que a cidade vem atraindo ano após ano, com novos empreendimentos sendo inaugurados a todo momento para atrair cada vez mais visitantes de diferentes partes do Brasil e até do exterior.

Durante os 12 meses de 2022, 3,4 milhões de turistas passaram pela cidade, que tem pouco mais de 55 mil habitantes. Já em 2023, o número saltou para 4,8 milhões.

Positivamente, a quantidade média de turistas na cidade por dia também subiu de 9.463 em 2022, para 13.158 no ano passado. Diariamente, um quinto da população local é composta por turistas de todas as partes do país e do exterior.

A taxa média de ocupação também subiu de 30,7% em 2022 para 33,48% em 2023. Isso significa que mais pessoas estão fechando pacotes turísticos e alugando apartamentos oferecidos pelos empresários que investiram em Olímpia.

De acordo com o observatório, os dados são coletados junto aos meios de hospedagem regulamentados na Estância Turística de Olímpia, seguindo o Inventário da Oferta Turística, somado com os números de hospedagens caseiras.



MUITO PROCURADA

Agora, em 2024, a cidade espera receber mais de 1 milhão de visitantes durante a alta temporada, que vai do início de dezembro até o Carnaval.

Por mais um ano, Olímpia segue entre os destinos nacionais mais procurados pelos turistas para este ano, conforme revelou pesquisa recente divulgada pela Booking, um dos principais sites de reserva​s do mundo.

​A cidade figura entre as oito mais procuradas do Brasil, com destaque para sua infraestrutura turística e os atrativos de lazer, entre eles os parques aquáticos de águas termais. Segundo o levantamento, o município tem qualidades que estão entre as preferências de 41% dos brasileiros que querem passar as férias em um destino perto da água.

O entretenimento para toda a família, como as piscinas com ondas, passeios de boia pelo rio e os toboáguas radicais, e até mesmo praias artificiais chamam a atenção dos turistas, além de outras atrações como museus e festivais culturais.

A pesquisa teve como público um grupo de adultos que planeja viajar a lazer ou a negócios nos próximos 12 a 24 meses. No total, 27.730 pessoas em 33 países e territórios participaram da pesquisa. As pessoas entrevistadas responderam a uma pesquisa on-line em julho de 2023.