Olímpia recebe novo Ministro do Turismo para debater o setor e conhecer a Fefol

Esta é a primeira agenda pública do novo ministro do governo Lula

Olímpia recebe novo Ministro do Turismo para debater o setor e conhecer a Fefol  - Joédson Alves/Agência Brasil


A Estância Turística de Olímpia, polo turístico no interior de SP, recebe nesta quinta-feira (10), a visita do Ministro do Turismo, Celso Sabino, que acaba de ser nomeado para compor o alto escalão do Governo Lula e cumprirá sua primeira agenda pública em Olímpia.


A vinda do ministro de Estado já havia sido confirmada recentemente pelo Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em encontro com o prefeito Fernando Cunha, com a intenção de prestigiar o 59º Festival do Folclore, o evento cultural mais tradicional da Capital Nacional do Folclore e reconhecido com um dos principais e mais importantes de todo o país.

Na ocasião, a reunião foi articulada pelos integrantes do PT de Olímpia, os advogados William Zanolli e Mônica Maria de Lima Nogueira (presidente do partido na cidade).

A visita contará ainda com uma agenda intermediada pelo prefeito junto às principais lideranças dos municípios de toda a região, em busca de discutir e estabelecer políticas públicas que promovam o desenvolvimento e o crescimento regional.

Neste contexto, o foco principal do encontro será a apresentação do Programa de Financiamento do Turismo (Fungetur), linha de financiamento com recursos do Ministério do Turismo voltada, preferencialmente, aos segmentos de micro, pequenas e médias empresas, com o objetivo de estimular o crescimento sustentável do turismo do país. Além disso, outros projetos e programas do Mtur também serão abordados durante o evento.

Segundo o prefeito Fernando Cunha, "a ilustre visita do Ministro Celso Sabino fortalece não só o município, que é um dos polos turísticos mais importantes do país, recebendo cerca de 4 milhões de turistas por ano, como também toda a região, sendo uma oportunidade para potencializar a representatividade regional, possibilitando diálogo frutífero com os gestores de turismo da região, bem como com os representantes das entidades locais ligadas ao setor, para discutir assuntos de extrema relevância para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo dos municípios."

Para a reunião, o chefe do Executivo está mobilizando, os prefeitos das cidades que compõem o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São José do Rio Preto, da AMA – Associação dos Municípios da Araraquarense e também do Codevar – Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande, por meio de seus respectivos presidentes e interlocutores.

VISITA AO FEFOL
 

Na noite de quinta (10), o ministro visitará ainda o 59º Festival do Folclore de Olímpia, que é realizado na cidade até o dia 13 de agosto, reunindo grupos de danças e manifestações folclóricas de norte a sul do Brasil. Motivo de grande entusiasmo e orgulho para a cidade que possui forte identidade cultural, tendo em vista que a presença encerra um jejum de 30 anos, desde a última vez que o festival recebeu um ministro de Estado, datada de 1994.

Hoje, com quase 60 anos de história o FEFOL busca, cada vez mais, fortalecer sua representatividade nacional, como solo sagrado do folclore brasileiro, o que ganha força com a presença de Celso Sabino, que poderá conferir presencialmente a importância do evento e de Olímpia para a preservação da cultura brasileira, fortalecendo a cidade enquanto destino turístico e cultural do Brasil.