Operação da PF investiga esquema de lavagem de dinheiro e contrabando de cigarros em Rio Preto

Mandados de busca estão sendo cumpridos na cidade nesta quarta-feira (7)

Operação da PF investiga esquema de lavagem de dinheiro e contrabando de cigarros em Rio Preto - Divulgação/PF


A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (7) a Operação Greening, que investiga crimes de lavagem de dinheiro e contrabando de cigarros em São José do Rio Preto (SP).


De acordo com nota divulgada pela PF, aproximadamente 20 policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão na cidade. Os mandados foram expedidos pela 6ª Vara da Justiça Federal de São Paulo, que também decretou a quebra de sigilo bancário dos investigados.

​CONTRABANDO E LARANJAS

O principal investigado é responsável pela prática reiterada do crime de contrabando de cigarros, já tendo sido preso duas vezes por esse crime. "A PF constatou que, com o dinheiro obtido de forma ilícita, estão sendo adquiridos diversos bens de valor relevante, especialmente imóveis, os quais são registrados em nomes de laranjas, a fim de dar aparência de legalidade a tal patrimônio, o que configura a prática de lavagem de dinheiro", disse a PF.

A PF apreendeu documentos, mídias e equipamentos eletrônicos que serão analisados para auxiliar nas investigações. As penas máximas para os crimes de lavagem de dinheiro e contrabando são, respectivamente, 10 anos e 5 anos de reclusão.

​A operação foi batizada de “Greening” em alusão ao nome de uma doença causada por uma bactéria que extermina os citros, tratando-se de referência à utilização de “laranjas” para ocultação de bens oriundos do crime antecedente (contrabando de cigarros) praticados pelos investigados.