Operação da Polícia Militar fiscaliza a condução irregular de motos elétricas em Rio Preto

Corporação também intensifica os trabalhos em bairros com maior número de furtos e outras ocorrências

Operação da Polícia Militar fiscaliza a condução irregular de motos elétricas em Rio Preto - imagem ilustrativa


A Polícia Militar de São José do Rio Preto (SP) realiza nesta quinta-feira (26), uma operação para fiscalizar a condução de motos elétricas de forma irregular no município. Bloqueios específicos são feitos em pontos distintos para flagrar possíveis irregularidades.


A intensificação da corporação também é feita em bairros com maior número de notificação de furtos e outras ocorrências, com o objetivo de garantir a segurança pública. Os bairros são:  São Thomaz, Campo Belo, Anchieta, Vale do Sol, Eldorado, Parque Celeste, Jardim Estrela, Caic, Vila Ercília, Vila Diniz, Maceno, Boa Vista, Redentora e também na região central.

Segundo o tenente Cristiano Vieira, as infrações de trânsito em torno das motos elétricas são as mesmas de uma motocicleta comum e as multas são gravíssimas, podendo chegar a R$ 880,41, além da perda de pontos na CNH.

“Muitos dos condutores desse tipo de veículo não se atentam às responsabilidades e cuidados no trânsito. É a mesma responsabilidade de pilotar uma moto comum, tem que usar o capacete e ter a CNH. Esses veículos também atingem até 80 quilômetros por hora. É comum vermos muitos adolescentes também pilotando motos elétricas. Se uma pessoa não está habilitada, ela pode sofrer um acidente, colocar a vida de outra pessoa em risco ou até chegar a óbito”, explicou. 

As motos elétricas se popularizaram não somente pelo seu design e facilidade de pilotagem, mas um fator fundamental foi a alta dos combustíveis. Dados do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-SP) mostram que 146 veículos híbridos e elétricos estão registrados em Rio Preto.