Operação em Rio Preto apreende fios furtados e prende três pessoas por crimes ligados a ferros-velhos

Ação da Deic e Deinter-5 fiscalizou seis estabelecimentos suspeitos de receptação de cabos de energia; munição, drogas e furto de energia também foram identificados

Operação em Rio Preto apreende fios furtados e prende três pessoas por crimes ligados a ferros-velhos - Polícia Civil


A Polícia Civil de São José do Rio Preto divulgou nesta sexta (13) o resultado de uma operação realizada ontem, para combater o furto de cabos de energia elétrica e telefonia. A ação foi conduzida pela Deic do Deinter-5 e contou com apoio de equipes da CPFL, Telefônica/Vivo e Polícia Técnica. Ao todo, seis locais suspeitos de receptação de fios furtados foram fiscalizados.


As investigações foram conduzidas por equipes da 1ª DIG, que solicitaram mandados de busca e apreensão. Nos imóveis vistoriados, foram apreendidos aproximadamente 150 quilos de fios de cobre, reconhecidos como pertencentes à CPFL e à Telefônica/Vivo.

Durante a operação, outras irregularidades também foram encontradas. Em um dos estabelecimentos foi apreendida munição de arma de fogo calibre .38. Em outro, a polícia identificou um medidor de energia adulterado, o que caracteriza furto de energia.

No Jardim Mugnani, uma mulher de 34 anos foi presa em flagrante por tráfico de drogas. Ela portava porções de crack embaladas para venda. Em uma padaria próxima a um dos sucatões, também não alvo inicial da ação, foi constatado o uso de medidor de energia fraudado. O responsável foi preso.

Três pessoas foram presas em flagrante, uma por receptação de fios furtados e posse ilegal de munição; outra por furto de energia elétrica e uma terceira por tráfico de drogas.

CADEIA DO CRIME

Segundo a Deic, esses furtos, frequentemente praticados por pessoas em situação de vulnerabilidade como moradores de rua e dependentes químicos, ocorrem devido à existência de receptadores que lucram com a compra do material ilícito, alimentando, direta ou indiretamente outros crimes como o tráfico de drogas.

A Polícia Civil ressalta que esta não foi a primeira operação com esse foco. Em outubro de 2024, uma ação semelhante resultou na apreensão de cerca de meia tonelada de cabos e na prisão de um homem de 66 anos por receptação dolosa. Ele voltou a ser preso ontem, novamente com fios de procedência suspeita.

A Deic acredita que novas prisões possam ocorrer nas próximas semanas, a partir dos desdobramentos das análises periciais e dos inquéritos em andamento.