Organização criminosa que praticava crimes cibernéticos é alvo de operação da polícia

Ação acontece em diferentes regiões do estado de SP, inclusive no oeste paulista

Organização criminosa que praticava crimes cibernéticos é alvo de operação da polícia - Reprodução/Polícia Civil


​A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (15), uma operação contra uma organização criminosa que praticava crimes na internet. A Operação 'Cyber Provider' acontece no oeste paulista, onde os suspeitos aplicaram golpes em vítimas de Presidente Prudente e Ribeirão dos Índios (SP)​ e em outras cidades como São Paulo (SP), Diadema (SP) e em São Bernardo do Campo (SP).


Os criminosos fizeram pelo menos 500 vítimas em todo o Brasil. O grupo age desde 2010 e é especializado em criar falsos sites e promoção de anúncios no comércio eletrônico.

A forma de praticar os crimes financeiros corresponde a cada uma das modalidades de fraudes virtuais. No golpe virtual denominado de pagamento antecipado, os criminosos criam anúncios e com uso combinado de “impersonatio” e engenharia social, com uso de “phishing” e “vishing”.

Na prática, segundo a polícia, os criminosos combinam acesso privilegiado a bancos de dados de sistemas de análise de crédito, com engenharia social e, se passando por vendedores, enganam as vítimas que utilizam as plataformas em busca de promoções.

Na sequência os recursos são transferidos dezenas de vezes por meio de PIX, utilizando contas falsas de bancos digitais, técnica de lavagem de dinheiro para afastamento e branqueamento dos valores.

"Importante destacar que apenas 10% desse tipo de crime são comunicados à polícia. Os outros 90% não foram informados. Ou seja, 90% dessas vítimas integram o que denominamos de 'cifra negra', pessoas que foram vítimas e não informam à polícia", explicou o delegado responsável pela operação, Everson Aparecido Contelli.

O líder do grupo, identificado como “Rei do Pagamento Antecipado” em ambientes virtuais, foi identificado pelos policiais durante a ação. O homem ​tem 51 anos e ​é ex-funcionário de uma empresa de análise de crédito e de fornecimento de serviços financeiros terceirizados. Ele foi o idealizador do sistema, em 2010.

O nome da Operação Cyber Provider é uma alusão à utilização de provedores de aplicação de comércio eletrônico​ e mais de 50 policiais participam da operação.​