Palco das Artes Itinerante chega a Votuporanga

Oficinas serão promovidas às 14h e 15h, na Escola de Artes; show de Júlia Ribas será às 20h30, na Concha Acústica

Palco das Artes Itinerante chega a Votuporanga - Divulgação


Votuporanga (SP) recebe, a partir deste sábado (5/11), o projeto Palco das Artes - Música Itinerante. Nesta primeira data, a programação conta com quatro oficinas formativas gratuitas durante o dia e show de Júlia Ribas, do álbum Lágrima Seca, Ser(tão) Adentro, à noite. A ideia é proporcionar experiências com o universo da música.


O projeto é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Lei Federal de Incentivo à Cultura; conta com patrocínio de Santa Luíza Agropecuária e Açúcar Santa Izabel; e apoio da Prefeitura de Votuporanga e Secretaria da Cultura e Turismo.

As oficinas serão promovidas na Escola Municipal de Artes “João Cornachione ‘Oscarito’” com início às 14h por meio de duas turmas, uma da Oficina de voz com Júlia Ribas: Voz, Alma e Corpo (16 anos); e outra da Oficina de violão com Pedro Surubim: Violão-Tambor (16 anos). Às 15h, iniciam-se outras duas, sendo uma da Oficina de percussão com Jack Will: Dramaturgia Percussiva (12 anos); e a outra da oficina de Artes Cênicas com Lira Ribas: Teatro Musical (12 anos). As inscrições poderão ser efetuadas momentos antes das oficinas no próprio local, que fica na Rua São Paulo, 3546, anexo à Concha Acústica.

O show que encerra a programação deste primeiro dia do Palco das Artes em Votuporanga será na Concha Acústica, às 20h30. A cantora Júlia Ribas de Belo Horizonte apresenta de forma inédita a turnê recém-chegada da Alemanha com o show: “Lágrima Seca - Ser (Tão) Adentro”. Um repertório de músicas que narram base para a proposta das poesias que bailam sobre um mapa sonoro instrumental, experimental e intencional desenvolvido por Júlia Ribas (BH), Jack Will - percussão (Uberlândia), Pedro Surubim – violão (BH), atriz Lira Ribas (BH) e bailarina convidada Tati Mucci, de Votuporanga.

A interação arte-corpo-voz feminina, junto ao mapa sonoro do álbum de Júlia Ribas vem como pano de fundo para vocalização em improviso, trazendo roupagem da linguagem do jazz junto aos cânticos musicados por Júlia em seu disco, compondo a busca por uma tradução da mulher incentivada ao clamor do tema, o consolo, a liberdade e a valorização.

O objetivo do Palco das Artes é promover a interação e aperfeiçoamento com profissionais do segmento musical que se completam entre si. As atividades interativas contribuirão para o desenvolvimento de técnicas e estilos que cada artista irá desenvolver ao longo da realização do cronograma de execução do projeto.

Perfil

Júlia Ribas, cantora, compositora e educadora, é a primogênita do artista Marku Ribas (1947/2013). Sua carreira teve grande reconhecimento nacional e internacional, sobretudo após o lançamento do primeiro disco Brasiliando, gravado pela 1ª edição do “Natura Musical” (2005). Após turnê na Alemanha e Áustria, viagens à África e Haiti, em 2010, Júlia vivencia tempo longo de reclusão no sertão cearense.

Cultivadas parcerias sociais e culturais, lança o disco Voz, Violão, Essência (2013). Em 2015, dá-se a maternidade, em 2017, mais consciente e madura, remarca e pontua um tempo de reorganização do repertório musical ainda mais forte e latente, dessa vez com revisitação às obras do pai Marku, através do show A Paz (2018).

Em 2019, a cantora realizou o Festival Minas Canta Marku e lançou o EP “De volta pra casa” em comemoração aos seus 25 anos de carreira. Em sensível encontro com suas poesias e composições autorais, Júlia Ribas ressignifica e expõe sua feminilidade detentora de legados e com o rompimento de um silêncio, expõe-se com o EP “Tempo” (2020).

Quase que em uma simbiose de suas revisitações em novo formato de “estado de palco” durante a pandemia, transforma todo seu trabalho em uma verdadeira celebração à música e à vida, nasce o álbum “Lágrima Seca” (2021).

Em 2022, em turnê pela Alemanha, levou como parte do repertório, o álbum “Lágrima Seca” com grande repercussão na imprensa local.