Palmeiras: dois anos de Abel e mais um troféu para a galeria

A cultura europeia enxerga as ligas nacionais com grande prestígio e Abel ainda não tinha conquistado este troféu pelo Palmeiras; agora, pode dizer que ganhou tudo pelo clube

Palmeiras: dois anos de Abel e mais um troféu para a galeria - Divulgação/Palmeiras


O Palmeiras contratou seu treinador português e ele chegou como um mero desconhecido, vindo do PAOK da Grécia, dois anos atrás, mas foi ele se provando e conseguiu chegar ao sétimo título no comando da equipe.


A cultura europeia enxerga as ligas nacionais com grande prestígio e Abel ainda não tinha conquistado este troféu pelo Palmeiras, bateu na trave em 2021, mas veio com três rodadas de antecedência este ano.

Abel Ferreira precisou lidar com diversos problemas nesta temporada, a maioria envolvendo a montagem de seu elenco. Peças chegaram e foram pouco aproveitadas, exemplo de Jaílson que jogou dois jogos antes de se lesionar. O treinador também fez um limpa, se desfazendo de jovens que não estavam rendendo ou ele não apostava (Renan, Patrick de Paula e Gabriel Veron) e também acreditou numa nova defesa, formada por Gómez e Murilo.

A equipe de Abel Ferreira assumiu a liderança na 10ª rodada do campeonato, goleando o Botafogo por 4 a 0 e, de lá, não saiu mais. Durante este caminho, o português perdeu Raphael Veiga e precisou encontrar um trio de ataque com Mayke adaptado na ponta, colocando Scarpa na posição de armador. Mais uma vez Abel foi pintado como "inventor", mas deu certo e ele manteve suas convicções.

Rodada a rodada o Palmeiras foi conquistando seus pontos e se distanciando dos adversários, "ajudado" por estar disputando somente o Brasileirão, mesmo assim Abel continuou irritado na beira do gramado, brigando com a imprensa e tudo mais. Mas ele também pediu desculpas e reconheceu seus erros, nada grave, pelo menos para os torcedores do Palmeiras.

De quebra, na reta final da competição, o português caiu em mais uma de suas contradições, algo que parecia planejado, mas foi negado. Abel colocou Endrick para jogar, depois que o adolescente voltou da Disney e conquistou todos os títulos na base.

O jovem entrou, fez boas partidas e marcou seus gols, ninguém sabe se ele será uma estrela ou um jogador comum, mas os palmeirenses torcem para que eles permaneçam trabalhando juntos por um bom tempo, antes de ambos rumarem para a Europa, destino usual e quase que certo.