Papa Francisco realiza exames em hospital de Roma dois meses após internação

Na saída do hospital, brincou com os jornalistas: "ainda estou vivo, não tive medo."

Papa Francisco realiza exames em hospital de Roma dois meses após internação - Reprodução/ Vatican News/ Vatican Media


O papa Francisco, de 86 anos, passou brevemente pelo Hospital Agostino Gemelli, em Roma, na manhã desta terça-feira, 6, no fuso horário italiano, para a realização de exames, dois meses após se recuperar de uma bronquite infecciosa que levou sua internação na mesma rede médica em 29 de março. O pontífice já se encontra novamente no Vaticano.


Testemunhas no portão Perugino do Vaticano, uma das principais entradas para a Cidade-Estado, disseram à Associated Press que Francisco voltou ao Vaticano pouco depois e cumprimentou os guardas como de costume.

No fim de março, ele passou três dias internado no Hospital Agostino Gemelli. Na ocasião, o sumo pontífice teve alta médica no dia 1º de abril. Inicialmente, o Vaticano disse que o papa havia feito exames agendados, mas Francisco revelou mais tarde que sentiu dores no peito e foi levado às pressas para o hospital, onde foi diagnosticado com bronquite infecciosa. Ele recebeu tratamento antibiótico. Na saída do hospital, brincou com os jornalistas: "ainda estou vivo, não tive medo."

O papa argentino teve parte de um pulmão removido quando era jovem. Ele também sofre de dor no nervo ciático e usa cadeira de rodas e andador há mais de um ano por causa de ligamentos tensos no joelho.

Ultimamente, Francisco tem tido uma agenda lotada, com várias audiências todos os dias. O Vaticano confirmou recentemente que o mês de agosto será cheio de viagens, quando a Santa Sé e a Itália geralmente estão de férias, com uma visita de quatro dias a Portugal na primeira semana de agosto e uma viagem igualmente longa à Mongólia a partir de 31 de agosto.

O Vaticano divulgou ainda nesta terça-feira o itinerário planejado para a visita de Francisco a Portugal para os eventos da Jornada Mundial da Juventude, entre 2 e 6 de agosto.

Segundo a Associated Press, o itinerário confirma uma agenda tipicamente preenchida que inclui todas as reuniões protocolares de uma visita oficial de Estado, mais vários eventos com jovens e uma viagem de um dia ao Santuário mariano de Fátima.

O próximo compromisso público de Francisco, se confirmado, será sua audiência geral semanal nesta quarta-feira, 7, na Praça de São Pedro. Fonte: Associated Press.