Para Larissa Manoela, um filme pode trazer leveza a dias ruins

Na trama, Alice está vivendo um inferno astral quando recebe um misterioso livro de previsões astrológicas. O estranho é que ele está em branco

Para Larissa Manoela, um filme pode trazer leveza a dias ruins - Reprodução/ Instagram


Seis anos depois, Larissa Manoela está de volta às telonas: ela é a protagonista do novo Tá Escrito, divertido longa-metragem que já está em cartaz. Depois de vários projetos para o streaming e a TV, é o retorno para um dos caminhos que a atriz aprecia. "Estava doida para voltar a fazer cinema raiz, na telona. Fiz filmes que foram para o streaming, a pandemia adiou outros lançamentos. Estava com sede de voltar para esse lugar", disse Larissa Manoela, em entrevista ao Estadão.


O filme que possibilitou esse retorno de Larissa à tela grande tem uma das histórias mais inventivas do ano no cinema nacional. Na trama, Alice está vivendo um inferno astral quando recebe um misterioso livro de previsões astrológicas. O estranho é que ele está em branco. A partir daí, a protagonista vivida por Larissa vai escrever as previsões de cada signo do zodíaco, do jeito que ela quer, alterando a realidade de todos ao seu redor.

A ideia é do diretor e roteirista leonino Matheus Souza (Ana e Vitória e Apenas o Fim), que há tempos queria trabalhar com esse assunto. "A astrologia é um tema identificável, todo mundo gosta Quem não gosta, gosta de falar que não gosta", brinca o cineasta. "Conecta e junta as pessoas. A astrologia é o resumo da conexão com o outro."

Capricórnio

Larissa, que é capricorniana na vida real e leonina no filme, viu nesse filme uma maneira de unir três coisas que queria. Primeiramente, entrar mais nesse universo da astrologia. Ela conta, inclusive, que acabou de fazer sinastria amorosa (uma análise do casal com base na astrologia) com seu marido, André Luiz Frambach. O segundo ponto foi trabalhar com Matheus Souza, que há tempos queria fazer um filme com ela. Para fechar, marcar esse seu retorno à tela grande, que tanto queria.

"É um universo lúdico com a astrologia. Isso aproxima muito. As coisas estão tão pesadas, tão amargas. Levar doçura e leveza ao cinema faz sentido nessa volta com Tá Escrito", conta ela. (A assessoria de imprensa do filme não permitiu perguntas sobre o traumático rompimento financeiro entre Larissa Manoela e os pais )

Hoje, Larissa quer evitar se colocar em caixinhas - não quer apenas seguir no mundo da música, das novelas, da séries, do cinema. Mas vê a experiência da tela grande como sua preferida e garante que quer fazer mais projetos para os cinemas em 2024.

"Como artista, me realizo em muitas frentes, teatro musical, novela, cinema, séries. Poder caminhar por esses projetos faz com que a gente tente encaixar espaços para cada uma dessas coisas", diz ela, com dois longas e uma série em 2023. "Mas é a dramaturgia que faz meu coração bater mais forte. Amo viver diferentes personalidades e em universos nos quais sei que não poderia viver. Já tenho outros projetos para 2024 e o cinema tem lugar guardado na minha agenda."

Vale lembrar que Larissa é uma boa aposta para alavancar a bilheteria de qualquer filme. Afinal, ela conseguiu arrebanhar um número impressionante de fãs desde que estreou na TV, aos 4 anos. Souza chama a atenção para a importância de pôr na tela grande esses projetos que conversam com públicos mais jovens.

Diálogo

"É bom dialogar com os mais jovens. Afinal, os filmes preferidos da minha vida eu vi quando era adolescente. Os filmes que marcam a gente, de verdade, são os que a gente vê com essa idade, não quando somos adultos lavando louça", garante Matheus. "É importante falar com eles. É importante o público voltar aos cinemas para ver filmes nacionais."

Larissa ressalta como sua presença nos cinemas, com um projeto como este, também é uma forma de conscientizar seu público mais jovem. "Tenho um público que cresce comigo, que está entendendo seu lugar no mundo e precisa valorizar arte, cultura, cinema, artistas e entretenimento. É essencial a gente pôr isso na cabecinha dessas crianças que serão nosso futuro", explica Larissa.

"Quero levar sempre algo que vá transformar e fazer com que elas pensem como será a vida e o futuro delas. Penso em projetos que se comuniquem com esse e outros públicos também, já que estou crescendo, evoluindo e buscando coisas diferentes."

Atriz rompeu com os pais, que administravam sua carreira

Atriz desde os 4 anos de idade, Larissa Manoela rompeu, este ano, a relação com os pais que, até então, eram os administradores de sua carreira. A polêmica teve início quando Larissa abriu uma auditoria contra a mãe para investigar a suposta venda de sua mansão em Orlando, o que foi negado pelos pais.

Em entrevista ao Fantástico em agosto, ela contou que, mesmo após completar 18 anos, não era informada sobre suas questões financeiras e recebia apenas uma mesada dos pais. Por esse motivo, a artista passou a questionar sua situação financeira de maneira incisiva - o que culminou no rompimento.

Larissa Manoela e o ator André Luiz Frambach se casaram em dezembro, mas os pais da atriz não foram convidados para a cerimônia.