Pela 1ª vez na história, Rio Preto consegue nota máxima no 'Ranking do Saneamento'

Cidade é a primeira a conseguir nota máxima em todos os indicadores do levantamento realizado com os 100 maiores municípios do país

Pela 1ª vez na história, Rio Preto consegue nota máxima no 'Ranking do Saneamento' - SMCS Rio Preto


São José do Rio Preto, no interior de SP, é a 1ª colocada no 15º Ranking do Saneamento 2023, realizado pelo Instituto Trata Brasil, publicado nesta segunda-feira (20). O relatório faz parte de uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021, publicado pelo Ministério das Cidades.


De acordo com o Instituto, “entre os melhores casos, houve uma surpresa positiva: pela primeira vez na história do Ranking do Saneamento, um município obteve nota máxima em todas as dimensões analisadas. Trata-se de São José do Rio Preto (SP) – a cidade paulista apresentou os indicadores dos serviços básicos alinhados com as metas previstas pelo Marco Legal do Saneamento”.

O Prefeito Edinho Araújo (MDB) comemorou a colocação.

“Tenho orgulho de ter criado o Semae em meu primeiro mandato como prefeito de Rio Preto. No mês que o município comemora mais um ano de fundação, a posição do Semae no Ranking do Saneamento em 1º lugar é um presente para todos os rio-pretenses”.

O levantamento

O levantamento destaca que o tratamento de esgoto é 340% maior nos 20 municípios mais bem colocados do que nos 20 piores do Brasil. Dos 20 melhores municípios do Ranking de 2023, oito são do estado de São Paulo, seis do Paraná, um de Minas Gerais, um do Rio de Janeiro, um do Tocantins, um da Paraíba, um da Bahia e de Brasília, no Distrito Federal. Os 20 piores municípios do Ranking de 2023, destaca-se que quatro são do estado do Pará, quatro do Rio de Janeiro, e dois do Rio Grande do Sul.

Até 2011, o Ranking considerava apenas municípios com mais de 300 mil habitantes, o que correspondia a 81 municípios brasileiros. A metodologia proposta em 2012 foi aplicada aos 100 maiores municípios em termos da população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Ranking de 2023 também considera os 100 maiores municípios, tendo em vista a estimativa populacional de 2021 do IBGE.

Para compor o Ranking, o Instituto Trata Brasil considera informações fornecidas pelos prestadores de serviços de saneamento básico presentes em cada um dos municípios brasileiros.

Foram analisadas diferentes dimensões do setor de saneamento: população atendida, fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, investimentos em saneamento; e perdas de água no sistema.

Cada dimensão é composta por diferentes indicadores, aos quais são atribuídas notas de acordo com métodos a serem detalhados neste trabalho.

O Ranking tem sido fundamental para revelar a lentidão com que avançam os serviços de acesso à água e de coleta e tratamento de esgoto no Brasil. Segundo o estudo, “evidencia-se que a universalização dos serviços não ocorrerá sem um maior engajamento dos prestadores e sem o comprometimento dos governos federal, estaduais e municipais”.

Veja as cidades melhores colocadas:

São José do Rio Preto (1º)

Santos (2º)

Uberlândia (3º) / MG

Niterói (4º/ RJ

Limeira (5º)

Piracicaba (6º)

São Paulo (7º)

São José dos Pinhais (8º) / PR

Franca (9º)

Cascavel (10º) PR

As cidades piores colocadas:

Macapá (100º)/ Amapá

Marabá (99º/ Pará

Santarém (97°)/ Pará

Belém (95º)/Pará

Ananindeua (91°)/ Pará

Veja o ranking completo clicando aqui.