Pela primeira vez em 905 dias, hospital de Rio Preto zera internações por Covid-19 na UTI

Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP), referência no Estado de SP, registra 6.405 altas hospitalares pela doença

Pela primeira vez em 905 dias, hospital de Rio Preto zera internações por Covid-19 na UTI - Divulgação Funfarme


Depois de 905 dias do primeiro caso de internação por Covid-19 no Hospital de Base (HB) de Rio Preto, a instituição marcou a última sexta-feira, 16 de setembro, como um momento histórico. O hospital zerou a ocupação de pacientes internados em UTI por Covid-19. 


Ao todo, 8.553 pacientes foram diagnosticados com Covid e passaram por tratamento no HB. O primeiro caso de internação em UTI registrada na instituição ocorreu no dia 25 de março de 2020. O hospital registra até o momento 6.405 altas hospitalares pela doença.

Para a diretora administrativa do HB, Dra. Amália Tieco, essa data é vitoriosa tanto para a instituição, quanto para a sociedade. “Hoje é um dia histórico na nossa instituição. Estamos zerando as internações de pacientes Covid em UTI depois dos mais de 8 mil que passaram por tratamento aqui. Durante os períodos mais críticos da pandemia, o HB teve o maior número de leitos de UTI Covid do país e hoje saber que não temos mais ninguém grave por essa doença é uma vitória para toda sociedade e para nós também”, enalteceu Dra. Amália.

A chefe da UTI do HB, Dra. Suzana Lobo, comemorou o marco atingido, lembrou dos desafios vividos durante o memento crítico da pandemia e fez um alerta. 
“Esse momento para a instituição é histórico e muito importante. Eu gostaria que não fosse esquecido que os agentes públicos deveriam estar mais preparados para emergências dessa natureza, e que as lições aprendidas nessa pandemia não sejam esquecidas e sirvam para nortear ações futuras de uma maneira mais proativa e não reativa”.

Dra. Suzana Lobo ressaltou ainda a importância da pesquisa mesmo em uma pandemia. “Mesmo com a sobrecarga assistencial dezenas de ensaios clínicos em larga escala foram realizados de forma coordenada e colaborativa e hoje, graças a esses estudos realizados, já temos um pequeno arsenal terapêutico para combater a doença, além de que essas mesmas terapias serão testadas para outros agentes infecciosos. Também ressalto a dedicação da imprensa na comunicação de números reais e fatos, combatendo diariamente as campanhas de desinformação”, afirmou Dra. Suzana Lobo.

HB possui Selo Covid Free
Nos primeiros meses da pandemia o Hospital de Base recebeu o selo Covid Free Excelente, em reconhecimento às boas práticas preventivas no enfrentamento do novo coronavírus, atestando que a instituição possui ambiente seguro, que segue padrões nacionais e internacionais estabelecidos nos manuais da certificação.

Tal certificação preza não só pelo ambiente seguro, mas pela saúde de pacientes diagnosticados com a Covid-19, além daqueles com as demais doenças e todos os colaboradores que lidam com atendimento direto ao público.

O selo Covid Free é uma forma de tranquilizar todos aqueles que terão contato com o ambiente hospitalar, fazendo com que se sintam acolhidos e protegidos nas dependências do Complexo.

O Manual de Boas Práticas Preventivas para o Enfrentamento do Coronavírus foi desenvolvido pelo Comitê Científico do IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde), composto por profissionais especializados no sistema de saúde, baseado em referências científicas mundiais adaptadas à realidade brasileira.

4º hospital a receber o selo no país
O processo de certificação é dividido em três etapas: diagnóstico, certificação e manutenção. Durante o diagnóstico foram avaliados 115 itens, em diversas seções, e o HB estava em conformidade com todos os itens analisados. 

Combate à Covid-19
Com uma série de pesquisas voltadas para o enfrentamento da Covid-19, o HB, por meio do seu Centro Integrado de Pesquisas (CIP) já participou dos estudos das vacinas Janssen (a divisão farmacêutica da Johnson-Johnson), vacina (CP-PRO-CoVLP-021), produzida pela biofarmacêutica Medicago, além de participar de estudos de diversos medicamentos contra o Coronavírus.