​PF deflagra operação que investiga fraudes contra o INSS

Operação Bloqueio acontece contra um esquema em São José do Rio Preto (SP)

​PF deflagra operação que investiga fraudes contra o INSS - Reprodução/PF


A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (29) a “Operação Bloqueio”, visando coibir fraudes ocorridas na agência do INSS de São José do Rio Preto (SP).


De acordo com a PF, durante as investigações, eles descobriram a participação de um estagiário do INSS que, mediante senha pessoal e pagamento, desbloqueava contas de aposentados para que houvesse a inserção fraudulenta de empréstimos consignados indevidos. O esquema contava com a participação de mais três funcionários de uma instituição financeira sediada em São José do Rio Preto.

Cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de Rio Preto já foram cumpridos. As investigações contaram com participação da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).

Segundo a PF, os investigados poderão responder pelos crimes invasão de dispositivo informático, corrupção passiva e ativa e formação de quadrilha, cujas penas variam de 1 a 12 anos.

A operação foi batizada de Bloqueio porque a ação da PF é realizada para conter a ação de desbloqueio das contas de aposentados e pensionistas da região.