​PF faz operação contra fraudes ao Auxílio Emergencial na região

Equipes da PF cumprem 54 mandados de busca e apreensão nos Estados de SP, GO e PR

​PF faz operação contra fraudes ao Auxílio Emergencial na região - Divulgação/PF


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (24), as ​o​perações “Vida Fácil I” e “Vida Fácil II”, que investigam fraudes de aproximadamente dez milhões de reais em pagamentos do Auxílio Emergencial do Governo Federal.


Aproximadamente 210 policiais federais estão cumprindo 17 mandados de prisão preventiva e 54 mandados de busca e apreensão nas cidades de Araçatuba, Bauru, Marília, Birigui, São José do Rio Preto​ (SP), Anápolis​ (GO) e Maringá​ (PR)​. Os mandados foram exped​​idos pela 2ª Vara da Justiça Federal de Araçatuba.



INVESTIGAÇÕES

A PF iniciou as investigações em Araçatuba no início deste ano, após receber informações da Unidade de Repressão às Fraudes ao Auxílio Emergencial da PF em Brasília/DF, dando conta que, após realização de cruzamento de dados, vários indivíduos foram identificados em diversos auxílios emergenciais fraudados.

Esta unidade de repressão atua com sistemas de informações provenientes de um banco de dados que orienta ações estratégicas utilizadas em ação conjunta entre a Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa Econômica Federal, Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas da União e Receita Federal, com o objetivo de desarticular grupos ou organizações criminosas que atuam neste tipo de crime em várias unidades da federação.

As investigações confirmaram que duas organizações criminosas especializadas na prática de furto, mediante fraude, do benefício assistencial, com base na cidade de Birigui (SP) estavam agindo não só na região de Araçatuba, mas também em outros Estados.

Os líderes dos grupos criminosos ostentavam alto padrão de vida, adquirindo veículos de luxo e imóveis de alto padrão. As investigações ainda não foram finalizadas, por esta razão, muitas fraudes ainda não foram contabilizadas, mas é possível estimar que os prejuízos aos cofres públicos sejam superiores a dez milhões de reais. A pedido da PF, a Justiça Federal decretou, além das buscas e prisões, o bloqueio de bens e valores dos investigados objetivando garantir a restituição dos valores desviados para os cofres públicos.

Os presos serão indiciados pelos crimes de furto, mediante fraude, praticados por meio de dispositivo eletrônico ou informático, e associação criminosa. Caso sejam condenados, eles estarão sujeitos à pena máxima de até 16 anos de reclusão.

Todas as apreensões realizadas serão encaminhadas para a sede da PF em Araçatuba, assim como os presos, que após serem ouvidos pela autoridade policial, serão encaminhados para cadeias da região, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.

O nome das Operações “Vida Fácil I” e ˜Vida Facil II˜ faz alusão ao comportamento dos investigados que, sem apresentar vínculos de trabalho lícito, aproveitam-se da fragilidade do sistema e, por meio de fraudes e desvios de benefícios assistências, querem desfrutar de uma “Vida Fácil˜, uma vida regada a dinheiro, ao consumo de bens de alto valor agregado e com muito tempo livre para usufruir a ambos.