PF prende mais um funcionário do Aeroporto Internacional de São Paulo; veja vídeo

Terceirizado fazia parte de esquema de tráfico através do envio de bagagens com etiquetas trocadas

PF prende mais um funcionário do Aeroporto Internacional de São Paulo; veja vídeo - Reprodução/ SBT News


Mais um funcionário terceirizado do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi preso na última quarta-feira (17), na segunda fase da operação da Polícia Federal contra o tráfico internacional de drogas através do envio de bagagens com etiquetas trocadas. foram dois mandados de prisão e seis de busca e apreensão.


Um segundo suspeito ainda é procurado. Também foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão por agentes da superintendência da PF de Goiás, responsável pela investigação.

"Como eles utilizam o telefone celular como instrumento do crime, nós estamos tentando apreender esses celulares pra tentar identificar outras integrantes e tentar obter mais provas", diz o delegado da PF, Bruno Gama.

O esquema criminoso foi revelado depois que duas brasileiras tiveram as etiquetas das malas trocadas e foram acusadas de transportar cocaína em uma viagem para a Alemanha. Kátyna Baía, de 44 anos, e Jeanne Paolini, de 40, ficaram presas em Frankfurt por mais de um mês até conseguirem provar que as malas com a droga não eram delas.












Em uma outra operação, no mês passado, a PF prendeu outras seis pessoas que trabalhavam em empresas terceirizadas no aeroporto e foram responsáveis pela troca das etiquetas das bagagens de Kátyna e Jeanne.

Todos os presos até agora são funcionários de empresas terceirizadas que recebem baixos salários e acabam seduzidos por traficantes. O dono da cocaína ainda não foi identificado pela Polícia Federal.

"Cada ação, de cada integrante, tem um valor. Dependendo do que ele atuou, ele recebe determinado valor", diz o delegado.

Os policiais já sabem que a droga fica escondida em uma comunidade vizinha ao aeroporto. Mulheres se passam por passageiras e levam a droga pra dentro do terminal. Funcionários de companhias aéreas que participam do esquema recebem as malas, que não passam pelo Raio-X.

Pra coibir este tipo de golpe, a Receita Federal publicou uma norma que proíbe o uso de celular e de qualquer equipamento com captação de imagens, em áreas de acesso restrito do aeroporto em Guarulhos. A regra passa a valer a partir do dia 1° de junho.

(SBT News)