PF prende suspeito de ser cúmplice em fraudes bilionárias com criptomoedas

Segundo a investigação, a pessoa presa na noite de quarta-feira foi responsável por dissipar uma frota de veículos que estava registrada em nome de laranjas

PF prende suspeito de ser cúmplice em fraudes bilionárias com criptomoedas - Reprodução


Um homem acusado de integrar uma suposta organização criminosa responsável por fraudes bilionárias envolvendo criptomoedas foi preso pela Polícia Federal na noite da quarta-feira, 19, na rodovia Niterói-Manilha, no Rio de Janeiro, a caminho da Região dos Lagos. A prisão preventiva fez parte da Operação Flanelinha, sexta fase da operação Kryptos, iniciada em agosto de 2021 para investigar a GAS Consultoria Bitcoin, empresa de Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como "Faraó dos Bitcoins".


Glaison é suspeito de operar um esquema de pirâmide que prometia altos ganhos após investimentos no mercado de criptomoedas. Ele também está preso.

Segundo a investigação, a pessoa presa na noite de quarta-feira foi responsável por dissipar uma frota de veículos que estava registrada em nome de laranjas, após a deflagração da Operação Kryptos.

Os veículos foram avaliados em R$ 4 milhões e estão sendo recuperados pela Polícia Federal, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.

O investigado, cujo nome não foi divulgado pela PF, responderá pelos crimes de operação sem autorização de instituição financeira, gestão fraudulenta, organização criminosa e apropriação indébita. Se condenado, a pena pode ser de até 40 anos de prisão.

A prisão foi ordenada pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, que também expediu um mandado de busca e apreensão, cumprida na manhã desta quinta-feira, 20, em um endereço em Cabo Frio.

O nome da operação, Flanelinha, faz referência ao apelido dado a quem exige remuneração pelo serviço de estacionamento de veículos.