Planalto aciona AGU após post de jogador Wallace de Souza sobre Lula

Ex-atleta da seleção de vôlei fez enquete perguntando a fãs se atirariam no presidente

Planalto aciona AGU após post de jogador Wallace de Souza sobre Lula - Reprodução


O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, acionou a Advogacia-Geral da União (AGU) para tomar as "providências necessárias" sobre uma postagem feita pelo ex-atleta da seleção brasileira de vôlei Wallace Leandro de Souza. A informação foi divulgada pelo próprio ministro nesta terça-feira (31).


A situação começou quando, no Instagram, Wallace divulgou uma pergunta feita por um seguidor na qual ele é questionado se "daria um tiro" no presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O jogador, atualmente no Sada Cruzeiro, abriu uma enquete sobre o tema, com as opções 'sim' e 'não', para as pessoas votarem. Cerca de 54% dos votos apoiaram a incitação violenta.

A publicação foi apagada desde então, mas prints continuam a circular na internet e provocou reações. Em comunicado oficial, a equipe de vôlei Sada Cruzeiro destacou que a "violência nunca deve ser exaltada", pediu desculpas pelo caso, mas não deu indicações de que irá punir o atleta.

A ministra do Esporte, Ana Moser, também reagiu à publicação. No Twitter, ela lembrou que Wallace, antes de ser atleta, é cidadão brasileiro e "deve responder" às leis e instituições.

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) repudiou o caso. Em nota, a CBV disse que repudia qualquer tipo de violência ou incitação a atos violentos, e entende que o esporte é uma ferramenta para propagação de valores como o respeito, a tolerância e a igualdade".