PM que matou Leandro Lo deu aulas de defesa pessoal para mulheres em Rio Preto

Henrique Velozo está preso temporariamente no presídio militar Romão Gomes, na Zona Norte de São Paulo

PM que matou Leandro Lo deu aulas de defesa pessoal para mulheres em Rio Preto  - Reprodução/ SBT no Interior


O tenente da Polícia Militar Henrique Velozo, 30, preso por matar o campeão mundial de jiu-jitsu Leandro Lo, neste final de semana, chegou a dar aulas de defesa pessoal para mulheres na sede do CPI-5 da PM, em São José do Rio Preto (SP). Ele está preso preventivamente no presídio militar Romão Gomes, na Zona Norte da Capital. 


O evento foi realizado em março deste ano e fez parte de uma série de cursos da PM destinados para vítimas de violência doméstica na cidade.

Velozo chegou a dar entrevista ao SBT no Interior. Durante a aula, ele chegou a dizer para as alunas que, diante de uma situação de violência, “sempre manterem a calma e agirem com calma”.

Veja o vídeo abaixo:



O crime

Leandro Lo, baleado na madrugada deste domingo em um show no Esporte Clube Sírio, Zona Sul de São Paulo, conquistou o Campeonato Mundial de jiu-jítsu oito vezes, por cinco categorias diferentes, além de outros oito títulos no Pan-Americano e Campeonato Brasileiro.

O paulistano de 33 anos teve a morte cerebral confirmada pelo Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya, no Jabaquara. Ele estava em meio à preparação para outro campeonato que disputaria na próxima sexta-feira (12), em Austin, Texas, nos Estados Unidos.

Segundo a polícia, Henrique Velozo teve um desentendimento com Leandro Lo durante o show do grupo Pixote e chegou a ser imobilizado pelo lutador. Quando conseguiu sair, ele andou alguns passos, sacou a arma e atirou.

Em 2021, o tenente da PM foi condenado a nove meses de prisão em regime aberto após dar um soco no braço de outro policial militar, além de bater em outros PMs. O caso aconteceu em outubro de 2017, segundo o site UOL.

Trajetória de um campeão 

Lo nasceu no dia 11 de maio de 1989, na Zona Oeste da capital e iniciou em seu esporte preferido com 14 anos, sob a tutela do professor Cicero Costha, no Projeto Social Lutando pelo Bem. Foi ali que alcançou a sua faixa preta, mas já competia antes mesmo da especialização.

O cartel de Leandro é incrível: 268 vitórias e apenas 39 derrotas, sendo somente dez delas por finalização. Na Copa Pódio, manteve uma invencibilidade por dois anos, entre 2011 e 2013. Recentemente, o lutador postou em suas redes sociais celebrando o aniversário de sua primeira conquista mundial, em 2012, após conquistar mais uma vez o topo do planeta neste ano.

"O primeiro [título] é a sensação de conseguir ser campeão mundial, esse foi eu ainda consigo ser campeão mundial, as duas melhores sensações da minha vida. Obrigado todos que estão sempre comigo na alegria na tristeza!", postou Lo.

Com informações da Agência Estado e portal Uol.