Polícia Civil de Rio Preto deflagra operação contra exploração sexual infantil

Mandados de busca e apreensão são cumpridos em mais quatro cidades da região

Polícia Civil de Rio Preto deflagra operação contra exploração sexual infantil  - Polícia Civil de Rio Preto


A Polícia Civil de São José do Rio Preto (SP) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (26) a Operação Astreia, com o objetivo de combater crimes que envolvem exploração sexual infantil. Um advogado foi preso em flagrante pela equipe do 1º.2º e 5º DP.  Com ele foram encontrados acessos e armazenamento de conteúdo com pornografia infantil. O homem pagou fiança no valor de R$ 3 mil e foi liberado, mas será investigado.


A ação cumpre 17 mandados de busca e apreensão, sendo 11 em Rio Preto, 1 em Neves Paulista, 2 em Catanduva, 1 em Jales e 2 em Votuporanga.  O objetivo é apreender qualquer dispositivo de informática usado para produzir, disponibilizar, divulgar, publicar ou armazenar material de abuso sexual infantil. Quem for flagrado com este tipo de material será preso.

Ao todo, 70 policiais civis e 20 viaturas estão nas ruas para a execução dos trabalhos.

O nome da Operação faz menção a uma deusa da mitologia grega (Astreia), que zela pela pureza e inocência da humanidade, além do equilíbrio das condutas e justiça das decisões.

A delegacia Seccional de Rio Preto informou que atua sempre visando proteger crianças e adolescentes, que são vítimas diárias de abusos e violações sexuais, livrando-as de seus algozes e procurando fazer justiça, conduzindo os agressores ao Poder Judiciário.

Os presos na ação serão encaminhados para a carceragem da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic).