Polícia Federal cumpre mandados em combate ao abuso sexual infantil na região de Rio Preto

Suspeitos responderão criminalmente por armazenar e compartilhar na internet conteúdo relacionado a exploração sexual contra crianças e adolescentes; pena pode chegar a 10 anos de prisão

Polícia Federal cumpre mandados em combate ao abuso sexual infantil na região de Rio Preto - Divulgação/ Polícia Federal


A Polícia Federal encerrou nesta quarta-feira (11/10) uma operação que cumpriu mandados de busca e apreensão com o objetivo de reprimir crimes relacionados ao abuso sexual infantojuvenil no Estado de São Paulo. A ação começou na segunda-feira (9).


Ao todo, 10 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.  Na região de São José do Rio Preto, mandados foram cumpridos em Auriflama e Três Fronteiras - o trabalho foi feito pela equipe da PF de Jales. Na cidade, a operação foi denominada "Luz na Rede", em alusão às investigações da PF na rede mundial de computadores, em especial na Dark Web que significa “internet obscura” ou “endereço sombrio”. Na Dark Web estão localizados servidores de sites de internet que são comumente utilizados por criminosos. 

As ações também ocorreram em Piedade, Aparecida, Bauru, Pindamonhangaba, Capivari, Valinhos, Itu e Mauá.

Os policiais realizaram as buscas para apreender computadores, celulares e mídias de arquivos de informática que possam conter vídeos e ou imagens relacionadas a exploração sexual infantojuvenil que estejam armazenados ou disponibilizados na rede mundial de computadores.

Os suspeitos responderão criminalmente por armazenar e compartilhar na internet conteúdo relacionado a exploração sexual infantojuvenil, cujas penas podem chegar a 10 anos de prisão.

Combate ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil 

Em 2023 foram deflagradas pela Superintendência da PF no Estado de São Paulo, 93 operações e cumpridos 118 mandados de busca e apreensão em repressão aos crimes de exploração sexual infantojuvenil. Um aumento de aproximadamente 45% em relação a 2022, e 125% em relação a 2021.