Polícia Federal cumpre mandados em Votuporanga para combater venda de cédulas falsificadas na internet

Operação "Double Fake" investiga comercialização de dinheiro falso em perfis de redes sociais; celulares são apreendidos para perícia

Polícia Federal cumpre mandados em Votuporanga para combater venda de cédulas falsificadas na internet - Polícia Federal


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (27), a Operação "Double Fake", visando combater a venda de cédulas falsas através de redes sociais. Dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Jales (SP), foram cumpridos em residências de investigados na cidade de Votuporanga (SP).


As investigações começaram após a Polícia Civil de Estrela d’Oeste (SP) identificar um morador local que havia adquirido cédulas falsas por meio de um perfil em rede social. A PF conseguiu rastrear dois indivíduos de Votuporanga como os responsáveis pela comercialização das cédulas, utilizando dados falsos para ocultar suas identidades. As cédulas eram vendidas mediante pagamento antecipado, com entrega via postal.

Durante a operação, os agentes apreenderam os celulares dos suspeitos, que serão periciados na sede da PF em Jales. O objetivo é identificar o modus operandi do esquema e possíveis novos envolvidos, tanto vendedores quanto compradores.

A comercialização de cédulas falsas é crime previsto no artigo 289 do Código Penal Brasileiro, com penas que podem variar de três a doze anos de reclusão. Além disso, os envolvidos poderão responder por falsidade ideológica na criação de perfis falsos para a prática de crimes na internet.