Policia Militar e Guarda Civil definem esquema de segurança para os Jogos Abertos

Patrulhamento será reforçado nos locais de competição e alojamento das equipes

Policia Militar e Guarda Civil definem esquema de segurança para os Jogos Abertos - Jaqueline Barros/SMCS


O esquema de segurança será reforçado durante a edição de número 85 dos Jogos Abertos ‘Horário Baby Barioni’. A competição, que será realizada em Rio Preto de 2 a 14 de outubro, deve reunir 8 mil atletas e 187 cidades.


O planejamento dos policiamentos ostensivo e preventivo, envolvendo a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal, foi definido na manhã desta quarta-feira, 27, com representantes do comitê organizador e das forças de segurança.

“Já passamos por dois grandes eventos na cidade, os Jogos Regionais e os Jogos Abertos, que tiveram apoio das duas forças de segurança [PM e GCM]. Agora, com o número de atletas, delegações e a maior movimentação de pessoas, criamos uma ação mais efetiva para coibir qualquer ocorrência antes, durante e depois do evento esportivo”, destacou o coordenador geral do Comitê Organizador, Altair Moioli.

O capital da Polícia Militar Alessandro Delabona, participou da reunião e destacou a união das forças de segurança para garantir o sucesso do evento. “Teremos um policiamento preventivo nas escolas e locais de competição, sempre priorizando os locais de maior concentração. Desta forma, iremos garantir ainda mais a segurança dos torcedores e população rio-pretenses em geral”, comentou.

O coordenador operacional da GCM, Alexandre Montenegro, informou que o patrulhamento aos alojamentos foi dividido para reforçar a segurança dos participantes. “A GCM vai realizar a ronda nas escolas municipais e a PM nas escolas estaduais. Desta forma, iremos otimizar a segurança, garantindo mais fluidez aos trabalhos”, destacou.

Participaram da reunião Paulo Esteves (coordenador técnico do Comitê Organizador), GCM Camargo, Inspetor Nunes da GCM e o Cel. Luís Henrique Vicente (assessor da Secretaria de Trânsito).

Sobre os Jogos Abertos

Os Jogos Abertos são considerados a maior competição poliesportiva da América Latina. Durante a competição, serão disputadas: atletismo, badminton, basquetebol, basquetebol 3×3, biribol, bocha, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, kickboxing, malha, natação, supino, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

As provas serão realizadas em 26 locais, entre espaços públicos e parcerias – para a utilização de campos, quadras, piscinas. 

A abertura oficial do evento será no dia 5 de outubro, às 18h30, no Centro Regional de Eventos.