Policial federal que fez condução coercitiva de Lula é retirado de cargo no Governo de SP

Agente Danilo Campetti foi segurança particular do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e estava atuando como assessor de gabinete de Tarcísio de Freitas

Policial federal que fez condução coercitiva de Lula é retirado de cargo no Governo de SP - Reprodução/ Instagram @apfcampetti


O governo do presidente Lula (PT) tirou o policial federal Danilo César Campetti, que foi segurança particular do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de seu cargo como assessor de gabinete do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A nomeação de Campetti foi publicada no Diário Oficial de SP em 10 de janeiro de 2023.


Campetti estava cedido pela Polícia Federal ao Estado. Ele deve se apresentar na sede da PF nesta segunda-feira (5), em São José do Rio Preto (SP), onde vivia com a família e trabalhava anteriormente. Ele nasceu em Votuporanga, cidade da região. 

A liberação do agente foi cancelada pelo secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli, que alegou baixo efetivo na sede da PF na cidade. 

Prisão de Lula

Lula foi preso em 7 de abril de 2018, condenado pelo ex-juiz e agora senador Sérgio Moro, a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá – resultado das investigações da Operação Lava Jato.

A pena foi aumentada em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) para 12 anos e 1 mês. Em sua segunda condenação, já no caso do sítio de Atibaia (SP), ele foi condenado a mais 12 anos e 11 meses e teve a pena aumentada pelo TRF-4 para mais de 17 anos.

Na ocasião, o policial federal Danilo Campetti fez sua condução coercitiva.

O atual presidente foi solto em 8 de novembro de 2019.

Procurado pelo sbtinterior.com, Campetti disse que prefere não se manifestar sobre o assunto.