População de Birigui amanhece sem transporte coletivo na cidade

Serviço foi suspenso nesta quinta-feira (3) pela empresa responsável, após reajuste publicado pela prefeitura

População de Birigui amanhece sem transporte coletivo na cidade - Divulgação/Prefeitura de Birigui


O serviço de transporte coletivo em Birigui (SP) foi suspenso nesta quinta-feira (3) após um reajuste da tarifa feito pela prefeitura, por meio de determinação judicial. A suspensão foi tomada pela empresa Auto Viação Suzano, que administra o serviço na cidade, e pegou os usuários de surpresa.


Em nota, a Prefeitura de Birigui afirmou que a concessão do serviço na cidade vem sendo "discutida judicialmente" e que a administração deveria efetuar o pagamento do aporte financeiro previsto em lei para "promover o reequilíbrio econômico/financeiro do contrato".

A medida foi tomada e, segundo a prefeitura, a Auto Viação Suzano encerrou irregularmente as atividades de transporte público no município. O transporte coletivo atende cerca de 20 mil passageiros na cidade.

"Vale ressaltar que desde o início de 2021 a atual gestão vinha notificando a empresa sobre o descumprimento do contrato. Com a paralisação do serviço, de imediato, foi lavrado Boletim de Ocorrência por rompimento unilateral do contrato e consequente abandono do serviço público. Também foi dado início ao processo de penalização da concessionária. A Prefeitura de Birigui está tomando todas as providências para a contratação emergencial de nova empresa para suprir a falta de transporte público no município, para não deixar a população que necessita deste transporte desassistida", finaliza a nota da prefeitura.

A reportagem do sbtinterior.com está tentando contato com a Auto Viação Suzano.