Prefeito de Rio Preto envia à Câmara projeto de Lei que cria Secretaria do Bem-Estar Animal

Vereadora Cláudia De Giuli (MDB) foi indicada para coordenar a pasta, caso o projeto seja aprovado

Prefeito de Rio Preto envia à Câmara projeto de Lei que cria Secretaria do Bem-Estar Animal  - Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto


O prefeito de São José do Rio Preto (SP), Edinho Araújo, encaminhou na tarde desta segunda-feira, dia 22, à Câmara, o Projeto de Lei Complementar que cria a Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal. Para coordenar a pasta, o chefe do Executivo indicou como secretária a vereadora Claudia De Giuli (MDB).


“Enviamos hoje esse projeto que transforma a Diretoria do Bem-Estar Animal (Dibea) em Secretaria do Bem-Estar Animal para que ela possa desenvolver melhor as políticas públicas desta causa que está presente em todos os lares. Agora a pasta terá como coordenar trabalhos com mais autonomia, principalmente com a chegada do Meu Pet, programa estadual para construção de clínicas veterinárias no interior, que irá contemplar a cidade de Rio Preto. Uma obra com investimento de R$ 5 milhões para construção e aquisição de equipamentos. As unidades serão construídas em espaço cedido pela prefeitura com estrutura de 480 m², com salas cirúrgicas, de medicação, internação e equipamentos para ofertar atendimento regionalizado aos animais domésticos”, destacou Edinho.

CAUSA ANIMAL

Defensora da causa animal, a vereadora Cláudia De Giuli agradeceu ao Executivo pela iniciativa. “Teremos uma transição da Dibea para a Secretaria do Bem-Estar Animal, sem prejuízos aos munícipes. A Secretaria irá envolver todos os órgãos que já estavam subordinados à Secretaria de Saúde como o Pet Park, os contratos para atendimentos com a Unirp, o Canil que será instalado em breve, o Hospital Veterinário e a castração em massa. A demanda cresceu e, por isso, era necessário ampliar os trabalhos. Seremos referência na causa animal muito em breve”, afirmou Claudia De Giuli.

Para iniciar os projetos da Secretaria do Bem-Estar Animal, o grupo será composto por: dois assessores de ampla assistência; seis veterinários concursados e mais um veterinário contratado; quatro técnicos concursados; e mais três agentes administrativos, também concursados.