Prefeitura de Rio Preto e Acirp criam comitê permanente de atenção às pessoas em situação de rua

O Albergue Municipal vai disponibilizar espaço para distribuição de refeições

Prefeitura de Rio Preto e Acirp criam comitê permanente de atenção às pessoas em situação de rua - Foto Ilustrativa


A Prefeitura de Rio Preto em parceria com a Associação Comercial de Rio Preto (Acirp) anunciou nesta quinta-feira (5), a criação de um comitê permanente de atenção para análise e definição de ações conjuntas em atendimento às pessoas em situação de rua da cidade.


A ação também foi discutida durante audiência pública na Câmara Municipal e aprovada também pelo Legislativo.
“Estive na manhã desta  quinta-feira no gabinete do prefeito Edinho Araújo quando definimos com todo o secretariado essa parceria para trabalharmos juntos e enfrentar problema tão complexo quanto esse”, disse Kelvin Kaiser, presidente da Acirp.

É um assunto delicado, demorado para solucionar, e que envolve indivíduos vulneráveis. A Assistência Social municipal já faz um trabalho importante de acompanhamento diário, ininterrupto, para que as pessoas que vagam pelo Centro saiam dessa situação. 

Além de comerciantes e instituições representativas da categoria, participaram da audiência o defensor público Júlio César Tanone; a secretária de Assistência Social Helena Marangoni; pessoas em situação de rua; instituições religiosas e filantrópicas ligadas ao tema; além dos vereadores Anderson Branco, João Paulo Rilo, Júlio Donizete, Renato Pupo, Odélio Chaves, Bruno Moura e o presidente da Câmara Pedro Roberto Gomes.

Ficou definido também que o Albergue Municipal ficará responsável pela distribuição das refeições oferecidas diariamente por organizações não governamentais e instituições religiosas. “Nós temos espaço físico, conhecimento e material humano suficiente para organizar essa distribuição de forma que tudo ocorra de maneira ordenada e confortável para as pessoas em situação de rua”, afirmou o diretor Marcelo Zola.
Ao final do encontro, decidiu-se ainda que as reuniões do grupo passarão a ser periódicas, com divulgação prévia e agenda temática. O objetivo é traçar metas para execução em curto prazo a cada encontro.