Prefeitura de Rio Preto lança o programa 'Meu Novo Olhar'

Objetivo é identificar estudantes com dificuldade de visão e proporcionar tratamento

Prefeitura de Rio Preto lança o programa 'Meu Novo Olhar' - Fabrício Spatti/SMCS


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio das secretarias de Saúde e Educação, lançou nesta segunda-feira, 09/10, o programa Meu Novo Olhar, que tem por objetivo diagnosticar crianças e adolescentes com dificuldade de visão, proporcionando tratamento e entrega gratuita de óculos.


O lançamento do programa foi realizado no Centro Médico de Especialidades, localizado no Shopping Plaza Avenida, onde as consultas com oftalmologistas são realizadas pela rede municipal de saúde.

Ao lado do secretário da Saúde, André Baitello, e da secretária da Sducação, Fabiana Zanquetta de Azevedo, o prefeito Edinho Araújo acompanhou o início do programa no local. “Na semana das crianças, esse é um presente para elas. Nosso objetivo é cuidar de todos, em todas as idades, mas inicialmente das crianças”, afirmou o prefeito.

Também participaram da solenidade o deputado Itamar Borges, a vereadora Karina Caroline, que destinaram emendas parlamentares para implementação do programa, além do gerente técnico da rede Mercadão dos Óculos, Fabrício Ronaldo Vieira, e do vereador Bruno Moura.

O programa será realizado com os estudantes da rede municipal de ensino. A estimativa é de que cerca de 20 mil alunos com idade entre 6 e 11 anos participem. Na primeira etapa, os estudantes de 43 unidades escolares serão submetidos ao teste de Snellen, que identifica a acuidade visual. Aqueles que tiverem dificuldade no teste serão encaminhados para consulta oftalmológica no Centro Médico, onde serão avaliados por especialistas.

Posteriormente, com a receita médica, haverá entrega gratuita de óculos ou, em casos de diagnóstico de doenças oftalmológicas, será feito encaminhamento para tratamento na rede municipal. Para viabilizar o Programa, a Prefeitura conta ainda com a parceria da empresa Mercadão dos Óculos, que disponibilizará até 10 mil óculos de grau, com um ano de manutenção, de forma gratuita.

“Com a identificação precoce de eventuais problemas de visão e fornecendo os óculos, a criança conquista a possibilidade de um aprendizado correto e mais amplo em cada fase do ensino, bem como a formação integral do cidadão”, afirmou o secretário da Saúde, André Baitello.

A secretária da Educação lembrou que a parceria entre as secretarias de Saúde e Educação já existe, por meio do programa Saúde na Escola, que atua em diferentes frentes, sendo uma delas a acuidade visual.

“Uma vez que identificamos o problema de visão, avisamos os responsáveis, que precisam agendar a primeira consulta na unidade de saúde. Com o programa, a gente tem um canal direto, no qual a própria escola entra em contato com os pais e tem a agenda no Centro Médico e a oferta dos óculos, que muitas famílias não têm possibilidade de adquirir”, disse.

No lançamento do programa, os estudantes Enzo Gabriel Tenório Nogueira, de 8 anos, e Ana Luiza Leite Martins, de 11 anos, passaram pelo teste de Snellen e pela consulta oftalmológica. “Meu teste foi bom, consegui falar as letras para o médico sem dificuldade”, afirmou Ana Luiza, que estuda na Escola Municipal Joana Casagrande Vinha.

Depois do ensino fundamental, o Programa deve ser expandido também para os alunos do ensino infantil da rede municipal de ensino.