Prefeitura de Rio Preto vai cortar o fornecimento de refeições em albergue noturno, afirma instituição

Informação foi confirmada pelo advogado e presidente do Albergue Noturno Protetor dos Pobres, Marcelo Zola

Prefeitura de Rio Preto vai cortar o fornecimento de refeições em albergue noturno, afirma instituição - Reprodução/ Google Maps


A Prefeitura de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, vai cortar o fornecimento dos jantares oferecidos no Albergue Noturno Protetor dos Pobres, que acolhe a população em situação de vulnerabilidade social. A informação é do advogado e presidente da instituição, Marcelo Zola.


De acordo com Zola, a medida valerá a partir do dia 1º de abril. Com isso, o albergue deixará de atender 3 mil jantares por mês.

“Teremos também que dispensar colaboradores e, por fim, teremos um corte de R$ 22 mil no repasse mensal. O serviço de segurança alimentar é realizado desde 2019”, disse o advogado. “Infelizmente é uma péssima notícia para os atendidos do nosso querido albergue”, acrescentou.

O Albergue Noturno de Rio Preto conta com o apoio de verbas federal, estadual e municipal. Ao todo são 19 colaboradores.

Ainda segundo Zola, nos últimos meses, a demanda pela procura do jantar subiu 20%.

Por meio de nota, a Prefeitura de Rio Preto informou que nenhum funcionário do Albergue Noturno será dispensado e que as marmitas estarão disponíveis no Refeitório Solidário. Confira a nota na íntegra abaixo:

"A Prefeitura de Rio Preto possui um termo de colaboração com o Albergue Noturno para 50 vagas, sendo 40 pernoites e 10 de casa de passagem, capacidade máxima do local, todas com alimentação inclusa.

Por conta da pandemia, além das 50 vagas disponíveis para as pessoas em situação de rua, o local passou a fornecer também marmitas, sendo as mesmas retiradas pelos moradores na associação. A estrutura do local conta com 19 funcionários, todos mantidos pelo Poder Público, que não serão desligados dos cargos, uma vez que a parceria com o Albergue continua.

Com a inauguração do Centro Pop, agendada para a última semana de março, todas as refeições serão fornecidas no Refeitório Solidário, de domingo a domingo, das 18h às 20h. Cada refeição possui um custo de R$ 7,35 para a Prefeitura e o número agora será ampliado para 200 unidades.

O Refeitório Solidário foi criado justamente para organizar a distribuição de marmitas, garantindo bem-estar dos moradores, centralizando as doações feitas pelas entidades e sociedade civil.

A Prefeitura de Rio Preto ressalta que o convênio com o Albergue Noturno continua para atender 50 pessoas, sendo 40 pernoites e 10 de casa de passagem, todas com alimentação inclusa.

O Refeitório Solidário será um espaço destinado aos moradores para alimentação e outros serviços como encaminhamento ao mercado de trabalho, cuidados com a saúde e demais serviços que serão disponibilizados pelo Poder Público."