Prefeitura de São José do Rio Preto (SP) ainda não apresentou plano de funcionamento das creches no período de férias

Vara da Infância e Juventude quer saber como vai ser o atendimento às crianças

Prefeitura de São José do Rio Preto (SP) ainda não apresentou plano de funcionamento das creches no período de férias - Arquivo


 


 

O período de férias escolares está chegando e, até agora, a situação das crianças atendidas pelas creches de São José do Rio Preto (SP) não foi definida.
A justiça mandou a prefeitura traçar um plano de atendimento aos pequenos que têm de 0 a 5 anos. A decisão foi em maio, deste ano. O poder público recorreu e o Tribunal de Justiça manteve a determinação, estabelecendo que as creches funcionem durante o recesso escolar.

Por meio de nota, a assessoria de comunicação da secretaria de educação do município informou que o plano vai ser apresentado nos próximos dias. O problema é que as aulas seguem até o próximo dia 18 e as regras ainda não estão definidas.

Com a demora, a vara da infância e juventude cobrou providências do executivo municipal. 

As mães que trabalham fora estão preocupadas, sem saber onde vão deixar os filhos caso as creches não recebam as crianças.

O juiz da vara da infância e juventude, Evandro Pelarin, lembra que a Constituição Federal e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) são explícitos com relação ao direito à creche para as crianças. O juiz afirma que "o direito não é limitado pelo tempo, não há uma limitação no ano". Ou seja, a creche deve estar disponível os 12 meses do ano.

Pelarin lembra ainda que o ECA é uma lei de proteção à criança e ao adolescente e não deve ser interpretada de forma restritiva. A proteção deve ser integral.

Da decisão ainda cabe recurso.