Primeira captação de órgãos do ano é realizada na Santa Casa de Araçatuba
Homem de 60 anos, vítima de AVCH, tem fígado, rins, córneas e válvulas cardíacas destinados a pacientes em lista de espera
A Santa Casa de Araçatuba registrou a primeira captação de órgãos do ano nesta quinta-feira (6). O doador é um homem de 60 anos que sofreu morte cerebral decorrente de um grave Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH). O paciente, internado em 30 de janeiro, teve sua condição confirmada ontem (5) e, diante do desfecho irreversível, a família autorizou a doação dos órgãos.
Durante o procedimento, realizados pela equipe do Hospital de Base de São José do Rio Preto, foram captados o fígado, os rins e as córneas. Estas estruturas serão encaminhadas para a Central Nacional de Transplantes, onde aguardam pacientes na fila por um novo órgão. As córneas, em especial, foram coletadas pelo enfermeiro Matheus Tonon.
O processo seguiu rigorosamente os protocolos de investigação de morte encefálica, e a abordagem junto à família foi coordenada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). Além disso, o coração foi retirado com o objetivo de extrair válvulas cardíacas, ampliando as possibilidades de salvamento para outros pacientes.