Principal líder da oposição russa, Alexei Navalny é encontrado morto em prisão

De acordo com o Serviço Penitenciário Federal ele passou mal durante uma caminhada

Principal líder da oposição russa, Alexei Navalny é encontrado morto em prisão - Reprodução


Principal opositor de Vladimir Putin, Alexei Navalny, 47 anos, morreu dentro da prisão na Rússia. A informação foi confirmada pelo Serviço Penitenciário Federal, que informou que o líder político se sentiu mal após uma caminhada nesta sexta-feira (16) e perdeu a consciência.


Uma ambulância foi chamada para tentar reabilitá-lo, mas ele não resistiu.

Porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh disse no X que a equipe do político não foi informada sobre a morte até o momento e que o advogado dele viajou para o local onde ele estava detido.

O opositor russo estava preso desde janeiro de 2021, quando retornou a Moscou após se recuperar na Alemanha de um envenenamento que ele atribuiu ao Kremlin. Antes de sua prisão, ele fez campanha contra a corrupção oficial e organizou grandes protestos anti-Kremlin.

Ele cumpria uma pena de 19 anos de prisão sob a acusação de extremismo e foi transferido em dezembro para uma prisão na região de Vladimir, na Rússia central, com o mais alto nível de segurança das prisões do país.

Na época, os aliados condenaram a transferência para uma região de frio intenso, distante de Moscou e denunciaram uma tentativa de silenciá-lo.

Desde então foram três sentenças de prisão, todas apontadas por Navalny com motivação política.