Procuradoria eleitoral abre investigação sobre deputado que atacou Vera Magalhães

O objetivo do procedimento, segundo despacho assinado pela procuradora regional Eleitoral Paula Bajer, é analisar se há irregularidade que justifique uma apuração formal

Procuradoria eleitoral abre investigação sobre deputado que atacou Vera Magalhães - Reprodução/Twitter


A Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE-SP) abriu uma investigação preliminar sobre os ataques do deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos-SP) à jornalista Vera Magalhães.


O órgão viu potencial de ilícito eleitoral ou até criminal. O objetivo do procedimento, segundo despacho assinado pela procuradora regional Eleitoral Paula Bajer, é analisar se há irregularidade que justifique uma apuração formal.

"Esclareça-se ao candidato a deputado federal que a apuração é preliminar e nova oportunidade lhe será dada depois de conhecidos e certificados os vídeos", observa Paula.

A PRE recebeu uma denúncia horas após o episódio. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, também chegou a enviar o caso para a Procuradoria Eleitoral adotar "medidas cabíveis".

Uma investigação na esfera penal foi aberta pelo Ministério Público de São Paulo. A Assembleia Legislativa do Estado também vai analisar pedidos de cassação do deputado, o que pode deixá-lo inelegível.

A jornalista Vera Magalhães foi hostilizada durante o debate para o governo de São Paulo promovido ontem pela TV Cultura, pelo jornal Folha de S. Paulo e pelo portal UOL na última terça-feira, 13.

Com o celular em punho, Garcia grava o momento em que aborda a jornalista para chamá-la de "vergonha para o jornalismo brasileiro", reproduzindo os ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) há duas semanas.

Entidades da imprensa, presidenciáveis e candidatos ao governo de São Paulo repudiaram os ataques e manifestaram solidariedade à jornalista. O candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) também lamentou o episódio. Douglas Garcia entrou no evento com um convite cedido pela campanha dele.