Programa de Desenvolvimento Paralímpico chega à 100ª etapa em São José do Rio Preto

Mais de 10 mil profissionais foram capacitados; a iniciativa gratuita disponibiliza 200 vagas por cidade

Programa de Desenvolvimento Paralímpico chega à 100ª etapa em São José do Rio Preto - Governo de SP


 


O Programa de Desenvolvimento Paralímpico, realizado pela Secretaria de Esportes em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, chega a sua 100ª etapa, que será realizada na cidade de São José do Rio Preto entre os dias 22 e 25 de outubro. O curso acontece no Sesc Rio Preto, localizado na Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333.

Neste ano, o programa já passou por 29 cidades e capacitou 3.354 profissionais de Educação Física. Criado em 2021, o curso chega à sua 100ª etapa, com mais de 10 mil formandos.

A iniciativa gratuita disponibiliza 200 vagas por cidade para professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física, e profissionais envolvidos com atividades esportivas (clubes, entidades e associações) para que sejam capacitados tecnicamente em modalidades paralímpicas, voltadas às pessoas com deficiência.

Durante os quatro dias do programa, os alunos receberão capacitação técnica teórica e prática do esporte paralímpico em até oito modalidades: atletismo, parabadminton, halterofilismo, futebol de cegos, judô, natação, tênis de mesa e voleibol sentado.

“Quanto mais o poder público trabalha na propagação de conteúdo sobre o esporte paralímpico, maiores serão as chances de construirmos um estado e um país com uma cultura paradesportiva forte. A capacitação de profissionais de Educação Física é a ponta inicial deste processo”, destaca a secretária de Estado de Esportes, Helena Reis.

As inscrições podem ser feitas através do site paralimpico.com.br ou presencialmente no local do curso no decorrer das aulas (sujeito à disponibilidade). Os participantes serão certificados ao final da capacitação.

“O Programa de Desenvolvimento Paralímpico é uma das principais iniciativas do governo estadual em prol da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Ele não apenas tem um impacto transformador ao ensinar professores formas de incluírem seus alunos com deficiência nas atividades físicas, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.