Projeto Encontro de Prematuros recebe Voto de Aplauso na Câmara de Araçatuba

Projeto Encontro de Prematuros recebe Voto de Aplauso na Câmara de Araçatuba -


O projeto “Encontro de Prematuros”, realizado anualmente pelo Hospital Unimed Araçatuba (HUA), foi homenageado na última segunda-feira (06/03), durante a 5ª Sessão Ordinária da Câmara dos Vereadores de Araçatuba.


Com a propositura do parlamentar e 1º secretário da mesa diretora Wesley Monea dos Santos (Podemos), através do requerimento 453/2022, o “Encontro de Prematuros” recebeu Moção de Aplauso como forma de reconhecimento público e valorização dos benefícios que proporciona para o avanço e desenvolvimento da saúde.

Idealizado desde 2017 pelo Dr. Roberto Castilho (em memória), o projeto em que já passaram mais de 108 crianças, tem o objetivo de proporcionar um reencontro, após um ano de vida, numa espécie de celebração a vida, dos bebês que nasceram prematuros e tiveram que passar por um longo período de recuperação e cuidados especiais, proporcionados por uma equipe médica multidisciplinar do HUA, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos.

O “Encontro de Prematuros”, é uma ação lúdica, que realiza o ato de diplomação dessas crianças, devidamente trajadas com beca e capelo, retratando simbolicamente uma nova etapa concluída por eles na companhia de seus familiares.

Participaram da solenidade o presidente da Unimed Araçatuba, Dr. Fabrício Teno Castilho Braga, o vice-presidente Dr. Rodrigo Protte Pedro, o superintendente Dr. Antônio Rubens Lima de Castro, o diretor administrativo do Hospital Unimed Araçatuba Dr. Flávio Garbelini e o coordenador da UTI Pediátrica Dr. Edson Gabas. Estiverem presentes também diversos colaboradores da instituição, além de país e mães de bebês que participaram do projeto.

Durante a sessão, no espaço reservado ao pequeno expediente, diversos vereadores usaram a palavra para elogiar a atuação do Hospital Unimed Araçatuba e falar sobre a importância de reconhecer o projeto desenvolvido. Ressaltaram também a relevância de ter uma instituição de referência como a Unimed na cidade.

Por unanimidade, os vereadores aprovaram a Moção de Aplauso conferida ao “Encontro de Prematuros” e as mais de 300 pessoas presentes no recinto aplaudiram de pé esse momento. “Estamos honrados pelo reconhecimento. É uma ação que envolve um grupo grande de profissionais que se dedicam para fazer um trabalho de excelência e, obviamente, para promover a vida”, enfatiza o diretor administrativo do HUA Dr. Flávio Garbelini.

Para o presidente da instituição, trata-se de um projeto valioso, onde é possível ver o trabalho da equipe materializado. “Essa é a família Unimed. Esse é nosso jeito de trabalhar e atuar. Nós temos uma responsabilidade social muito grande. Por isso, estamos amadurecendo um pouco mais nossas ações. Isso transforma a sociedade. Isso dá exemplo para outras Unimed. Isso contribui como modelo para o sistema público cuidar das pessoas de uma maneira mais humanizada”, comenta o Presidente da Unimed Araçatuba Dr. Fabrício Teno Castilho Braga.