"Acabou a farsa", diz Pimenta após divulgação das imagens do 8 de janeiro

Ministro da Secretaria de Comunicação Social defendeu CPMI e disse que todos envolvidos serão punidos

"Acabou a farsa", diz Pimenta após divulgação das imagens do 8 de janeiro - Flickr/PT


O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, comentou, nesta 2ª feira (24.abr), sobre a divulgação das imagens dos atos do 8 de janeiro.


Segundo o político, as gravações mostram que sete dos noves militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que estavam na data eram seguranças do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações são do portal SBT News.

"Acabou a farsa: imagens divulgadas mostram que sete dos nove militares do GSI que estavam no palácio do Planalto durante a invasão de 08 de janeiro eram seguranças de Bolsonaro e participaram, inclusive, de suas motociatas. A CPMI [Comissão Parlamentar Mista de Inquérito] vai mostrar toda verdade sobre o Golpe", disse Pimenta.

Mais cedo, o ministro já havia enfatizado que as imagens irão auxiliar na identificação dos participantes, financiadores e apoiadores da invasão à sede dos Três Poderes, em Brasília, e que todos os crimes cometidos contra a democracia serão respondidos. 

"Não adianta tentar manipular imagens para alterar a narrativa dos fatos e a cronologia dos crimes que ocorreram no dia 08 de janeiro. A CPMI e as investigações vão revelar os detalhes. Não importa se são civis ou militares, não importa o cargo ou patente, todos, sem exceção, serão identificados e punidos. Muitos que estão quietos escondidos pensam que escaparão impunes. Ledo engano", frisou.

A divulgação das imagens dos atos do 8 de janeiro acontece em meio ao Inquérito Policial instaurado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ao todo, são mais de 500 horas de filmagens de 33 câmeras de segurança, que estão ajudando a reconstituir os passos dos militares do GSI, já ouvidos pela Polícia Federal, durante a invasão.