"Dois anos que se resumem em 90 minutos", diz Ceni sobre final da Copa Sul-Americana

Tricolor duela hoje contra o Independiente del Valle, na Argentina

"Dois anos que se resumem em 90 minutos", diz Ceni sobre final da Copa Sul-Americana - SPFC/Divulgação


Rogério Ceni destacou a importância da final da Copa Sul-Americana para o São Paulo. Na entrevista coletiva na véspera da decisão contra o Independiente del Valle, o treinador voltou a falar que o possível título terá influência na próxima temporada.


"É um ano que se resume em 90 minutos. Na verdade, dois anos: esse e o próximo. Pela programação do próximo ano, que será dificil de qualquer maneira pelo momento do clube. Mas abre porta de expectativa, porque o futebol é muito impulsivo. Pode despertar investimentos e fazer com que ressurja um gigante como o São Paulo. Podem ser 120 minutos (se houver prorrogação) e vão resumir o que foi a história do São Paulo. Se pudesse dizer o que foi o ano independentemente de amanhã, foi um ano bom. Mas só será completo se vier o título", disse.

Ceni vai em busca do seu primeiro título internacional como técnico e o primeiro na função pelo São Paulo, pelo qual atuou a carreira inteira como goleiro e levantou 25 troféus. Por conta de toda a história, o treinador falou sobre a "simbologia" da possível conquista.

"O São Paulo é estruturado, é mais fácil de trabalhar, mas enfrenta dificuldades como a maioria na América do Sul. Mas claro que acontecendo essa conquista vai ser a mais especial de todas. Ganhar no clube que você jogou desde criança é especial. Cheguei com 17, parei com 40 e tem uma simbologia para mim, um significado muito grande. Por isso a gente está aqui. Foi duro as quartas, a semi e teremos um adversário duro, que deve dar muita dificuldade para nós", destacou.

Desde que iniciou a nova carreira, em 2016, Ceni acumulou títulos regionais e nacionais, mas ainda falta uma conquista internacional. O currículo do treinador conta com o Brasileirão de 2020, a Supercopa do Brasil de 2021, a Série B de 2018, a Copa do Nordeste de 2019, o Carioca de 2021 e os Cearenses de 2019 e 2020.

O São Paulo encara o Independiente del Valle neste sábado (1), a partir das 17h (de Brasília), no estádio Mario Kempes, em Córdoba, na Argentina, pela final única da Copa Sul-Americana. A decisão acontece quase dez anos do título conquistado pelo São Paulo no dia 12 de dezembro de 2012.