Receita paga último lote de restituição do IR

Com esse lote, foi concluído o pagamento de todas as restituições do exercício 2022 que não apresentaram inconsistência

Receita paga último lote de restituição do IR - Marcello Casal JrAgência Brasil


A Receita Federal paga nesta sexta-feira, 30, o quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda de 2022. O lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.


Para consultar a restituição, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". A página permite uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo que possibilita consultar sobre liberação das restituições e a situação cadastral do CPF.

Ao identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode fazer a retificação, corrigindo as informações que possam estar equivocadas.

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária ou Pix informado na declaração. Caso o crédito não seja realizado por alguma razão,os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se contribuinte não resgatar o valor no prazo de um ano, deverá requerer pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu "Declarações e Demonstrativos" > "Meu Imposto de Renda" e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Com esse lote, foi concluído o pagamento de todas as restituições do exercício 2022 que não apresentaram inconsistência.

O crédito será efetuado para 1.220.501 contribuintes, no valor de RS 1,9 bilhão. Desse total, R$ 221.130.324,62 se referem ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 5 201 contribuintes idosos acima de 80 anos, 36.492 entre 60 e 79 anos, 4.247 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 15.378 cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 1.159.183 não prioritários.