Renan Gallina faz dobradinha de ouros nos Jogos Pan-Americanos 2023 ao vencer os 200m e fechar o revezamento 4x100m

Paranaense de 19 anos dominou a prova individual e, poucas horas depois, concluiu com chave de ouro a disputa por equipes com uma bela arrancada

Renan Gallina faz dobradinha de ouros nos Jogos Pan-Americanos 2023 ao vencer os 200m e fechar o revezamento 4x100m - Wagner Carmo / CBAt


Renan Gallina brilhou no Estádio Nacional de Santiago ao vencer nos 200m livre e no revezamento 4x100 do atletismo nos Jogos Pan-Americanos 2023 conquistando dois ouros nesta quinta-feira, 2 de novembro, com um excelente desempenho, sem dar chances aos rivais em ambas as provas.


Em uma jornada em que a chuva deu trégua dando lugar ao sol, o paranaense de apenas 19 anos primeiro correu a prova individual, em um tempo de 20s37, deixando para trás o dominicano José Alnardo González (20s56) e Nadale Janeil Buntin, de São Cristóvão e Névis (20s79).

Gallina já tinha impressionado ao terminar com o melhor tempo nas baterias semifinais, realizadas na quarta-feira.

Pouco tempo depois, lá estava ele ao lado de Rodrigo do Nascimento, Felipe Bardi e Erik Cardoso, fechando o revezamento de forma brilhante e sem dar chances aos rivais. O tempo da equipe foi de 38s68.

"Graças a Deus somos bicampeões hoje, realizamos uma boa corrida e essa equipe pode muito mais. Estamos felizes com o processo, a temporada foi longa, estamos todos inteiros, testamos o nosso mais novo [Renan Gallina], mandou muito bem, está pronto para Paris e agora vamos treinar", falou o bicampeão Pan-Americano (esteve no título de Lima 2019), Rodrigo do Nascimento, para o Olympics.com na saída da prova.

"Estou muito feliz, era um título que não tinha. Estou feliz por todos, o Renan correu muito, nosso capitão, o Rodrigo, nos ensina todos os dias, e o Erik dispensa comentários. Estou muito feliz, muito feliz", comentou Felipe Bardi.

Perguntado qual é o segredo do quarteto, Erik Barbosa resumiu: "Treino. A gente vem treinando muito forte desde o começo do ano."

A prata ficou com Cuba*,* que completou a prova em 39s26, enquanto o bronze foi para a Argentina, que conseguiu 39s48.

Foram as primeiras medalhas Pan-Americana de Renan, que começou no salto em altura e é treinado por uma mulher.

Com duas medalhas de ouro nesta quinta-feira (2 de novembro), nos 200m e nos 4x100m, questionado se era o melhor dia da sua vida, Renan sintetizou: "Eu acredito que sim, com a experiência da equipe que me dá apoio também, sou o mais novo mas tenho que me sacrificar, foram três tiros hoje. Para mim é um momento especial, quero curtir e comemorar. Bicampeonato do time e eu duas vezes campeão hoje, para coroar uma temporada incrível."

As provas de pista e de campo do atletismo nos Jogos Pan-Americanos 2023 começaram na segunda-feira, 30 de outubro, na última semana de competições do evento. Logo no primeiro dia, o Brasil conquistou quatro medalhas (um ouro e três pratas), com destaque para a dobradinha entre a campeã Izabela Rodrigues e a vice Andressa de Morais no lançamento de disco. (Olympics.com)