Revisão da CBF revela erro em possível pênalti sofrido por Gustavo Gómez

Vídeo publicado pela Confederação Brasileira de Futebol mostra que jogo foi retomado antes do término da checagem da cabine do VAR

Revisão da CBF revela erro em possível pênalti sofrido por Gustavo Gómez - Reprodução


A CBF divulgou na manhã desta terça-feira (23) o vídeo da checagem de um possível pênalti sofrido pelo zagueiro Gustavo Gómez, na partida entre Palmeiras e Flamengo, pelo Brasileirão. Nas imagens, é possível notar que a checagem do lance não foi encerrada antes da partida ser retomada, o que, pela regra, inviabilizaria a marcação da possível penalidade máxima.


O lance ocorreu no segundo tempo do empate por 1 a 1 entre Palmeiras e Flamengo. Na jogada, o chileno Vidal empurra o zagueiro Gustavo Gómez antes do goleiro Santos afastar a bola, sendo que o árbitro Ramon Abatti Abel manda a jogada seguir. Na sequência, Piquerez finaliza para fora.

O vídeo divulgado pela CBF revela que o árbitro Ramon Abatti Abel entra em comunicação com Pablo Ramon Goncalves Pinheiro, que estava no comando do VAR. O árbitro, porém, não ordenou que o jogo ficasse paralizado para a checagem: "Pode jogar Pablo? Agora já foi", disse Ramon Abatti.

A partida é retomada pelos atletas da defesa do Flamengo e, logo em seguida, Pablo Ramon Goncalves Pinheiro responde a Abatti: "Calma, checagem completa. Tudo ok. Pode encerrar". Pelo protocolo do VAR, as partidas não devem ser retomadas antes da checagem dos responsáveis pela arbitragem de vídeo.